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7 dicas para evitar o burnout no trabalho e reduzir o stress

O burnout é um transtorno mental que afeta a vida de milhares de pessoas. Por isso, damos-lhe 7 dicas para prevenir e evitar o esgotamento mental no trabalho.

Burnout é uma palavra recente no dicionário da saúde mental. Cada vez mais se tem vindo a falar sobre este transtorno que se caracteriza pelo esgotamento mental e físico perante o trabalho e outras esferas da vida.

Em janeiro de 2022, a OMS (Organização Mundial de Saúde) passou a reconhecer o burnout como uma doença. O que só mostra a visibilidade que o tema tem vindo a ganhar. E não é para menos.

Em Portugal, 25% da população apresentava sintomas de burnout num estudo realizado em 2020, pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o Instituto de Saúde Ambiental da Universidade de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.

A maioria das pessoas até já ouviu falar sobre este tema e está ciente do significado da palavra “burnout”, mas desconsidera os efeitos do excesso de trabalho e da cultura “hustle” (que se traduz no incentivo à produtividade, na glorificação dos resultados e do sucesso e na pressão elevada no trabalho) sobre a saúde mental e física.

Neste artigo, indicamos algumas dicas para prevenir o burnout, antes que este se torne num problema mais grave.

7 dicas para evitar o burnout

Prevenir a exaustão no trabalho tem a ver com encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, mas nem só. Aqui o segredo também está na qualidade de vida e na atenção com a saúde.

Conheça alguns cuidados que pode ter:

1. Reconheça os sintomas antes que seja tarde demais

Às vezes, o corpo é o primeiro a dar o alerta quando algo não está bem. Depois de um dia de trabalho, já sentiu dor muscular, cansaço emocional e dor de cabeça?

É normal isso acontecer quando se tem uma rotina de trabalho exigente, mas a frequência desses sintomas pode eventualmente levar ao síndrome de burnout. Deve ficar atento a estes sintomas:

  • Insónias
  • Falta de memória
  • Fadiga persistente
  • Irritabilidade
  • Mudanças bruscas de humor
  • Dificuldade de concentração
  • Ansiedade
  • Depressão

2. Estabeleça limites e prioridades

Uma das maiores causas de stress e ansiedade no trabalho é a acumulação de tarefas e responsabilidades. Por isso, delimite com a sua equipa quais são as suas funções e o número diário expectável de tarefas diárias. Além disso, liste os seus compromissos e diferencie o que é urgente de importante.

3. Aprenda a dizer “não”

Não aceite todas as tarefas que lhe forem designadas sem mais nem menos. Aprenda a dizer “não” quando precisar de um tempo extra para se concentrar em outras atividades ou quando sentir que já está sobrecarregado. Saiba que isto não vai fazer de si um profissional menos comprometido ou responsável.


4. Faça pausas durante a jornada de trabalho

Tem sido amplamente comprovado que trabalhar sem descanso não melhora a produtividade. Pelo contrário, fazer pausas durante o dia para se relaxar e distrair vai aumentar os níveis de criatividade e rentabilidade. Uma dica é fazer exercícios de respiração, meditação ou simplesmente dar uma volta pelo escritório. Isso vai ajudar a diminuir a tensão e a recarregar as energias.

5. Invista num estilo de vida mais saudável

Já se torna um pouco repetitivo dizer que comer de forma saudável, praticar exercício físico e descansar o suficiente são a solução para todos os males. Facto é que ao prestar mais atenção no seu bem-estar e saúde, vai ajudar a que se priorize e a que ganhe gosto pela vida.

6. Não leve trabalho para casa

Os períodos de descanso existem para recarregar baterias e são fundamentais para combater a exaustão e o burnout. Sempre que possível, evite ler emails e mensagens do trabalho fora do expediente, incluindo no seu horário de almoço, e não abra mão das suas férias.

Use o seu tempo livre para relaxar e para se dedicar a atividades prazerosas. O seu bem-estar é mais importante do que qualquer prazo de entrega.

7. Procure apoio. Não se isole!

Falar com alguém, seja com amigos, família, colegas de trabalho ou até com um terapeuta, vai ajudar a olhar para os problemas com perspetivas diferentes e a encontrar uma solução de forma mais fácil. Recorrer a apoio é também fundamental para evitar o desânimo e a desistência quando a sua qualidade de vida está a ser seriamente impactada pelo ambiente que vive no trabalho.

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