Log In

Ainda não se registou? Registar agora

Esqueceu-se da password?

Registar

Como procurar emprego online em turismo e hospitalidade?

À procura de uma nova oportunidade que corresponda às suas habilidades e metas de carreira? Descubra como encontrar emprego online com a Plataforma da Bolsa de Empregabilidade e otimize a sua pesquisa!

Procurar emprego pode ser um processo demorado e exigente. Mas hoje é possível contar com o apoio dos canais digitais, que disponibilizam diariamente centenas de novas oportunidades.

Em 2023, existiam 58 milhões de empresas no LinkedIn, uma das maiores plataformas de networking profissional do mundo. 

Se este número revela, por um lado, que as organizações recrutam cada vez mais nos meios digitais, por outro demonstra que encontrar emprego online é cada vez mais fácil.

Há cada vez mais pessoas a pesquisarem vagas através da Internet e a candidatarem-se em plataformas de emprego. Mas será que estão a tirar o máximo proveito deste meio?

Aprenda como otimizar a procura por emprego online para fazer destacar a sua candidatura, não perder nenhuma oportunidade e impressionar os recrutadores!

 

Procurar emprego online é uma boa ideia?

Pesquisar emprego online permite poupar tempo, encontrar uma maior variedade de vagas e oportunidades e reduzir custos com transporte, impressão de CV e outros recursos.

Além disso, é possível filtrar a pesquisa pela área de interesse, tipo de horário e localização, o que pode dar muito jeito.

Por exemplo, ao utilizar a Plataforma da Bolsa de Empregabilidade para procurar emprego online em Turismo e Hospitalidade, pode especificar a função, cargo, empresa e região, ou escolher uma categoria.

Outros benefícios incluem a segurança dos anúncios publicados, uma vez que partem de empresas parceiras, a possibilidade de receber alertas de vagas por email, fazer o acompanhamento da candidatura por chat e aceder ao histórico de candidaturas.

5 dicas para encontrar emprego online


Registar-se numa plataforma de emprego especializada na sua área facilita a procura por oportunidades de carreira mais alinhadas com os seus objetivos e competências. 

Não só tem acesso a uma ampla gama de organizações que estão a recrutar, mas também aumenta a visibilidade do seu perfil e currículo para potenciais recrutadores e empregadores que podem não estar a anunciar vagas publicamente.

Conheça 5 dicas essenciais para chamar a atenção dos recrutadores e passar à fase da entrevista!

 

1. Crie um perfil completo e atraente


Em primeiro lugar, preencha todas as secções do seu perfil, incluindo dados pessoais, experiência profissional, formação e competências, com informações precisas e atualizadas. 

É recomendado ainda adicionar o seu currículo em PDF para os recrutadores poderem analisá-lo com atenção e descarregá-lo.

2. Utilize palavras-chave relevantes


Certifique-se de incluir palavras-chave relacionadas com o seu cargo e área de interesse no perfil e currículo. Esta é uma estratégia chave para ser encontrado nos resultados de pesquisa dos recrutadores e empregadores.

3. Ative alertas de emprego


Configure a sua conta para receber notificações de emprego online, personalizadas por si, por email de forma automática e constante. Assim, poupa tempo na procura de emprego e não deixa passar as últimas oportunidades.

4. Personalize a candidatura


Adapte o seu currículo e carta de apresentação em cada candidatura, aproveitando para destacar qualificações específicas para o cargo e revelar como pode ser uma mais-valia para a organização em questão.

5. Faça o acompanhamento


Depois de submeter a sua candidatura, não se esqueça de fazer o acompanhamento com os recrutadores, questionando em que ponto está o processo de recrutamento e se é necessário facultar mais informações. Isso revela entusiasmo e ética profissional.

Como tirar partido da Plataforma da Bolsa de Empregabilidade? 5 passos essenciais


Quer acelerar a procura de emprego online e garantir que está a aproveitar ao máximo todas as ferramentas que tem ao seu dispor para chegar aos recrutadores? 

Saiba como potencializar o uso da Plataforma da Bolsa de Empregabilidade para aterrar na oportunidade certa!

 

1. Complete o seu perfil


Só fazendo o registo na plataforma consegue candidatar-se às vagas e aceder a outras funcionalidades. 

Para fazer o registo na plataforma, clique no botão “Registar” no canto superior direito do site. Depois, deve criar o seu username, password, indicar o email e aceitar a Política de Privacidade.

Passa, então, ao passo seguinte, que é preencher o seu perfil com os dados pessoais, como nome, localização, idade, experiência e formação profissional. 

Recomendamos que preencha as informações obrigatórias e não obrigatórias, de forma a que o seu perfil fique o mais completo possível e que não surjam dúvidas aos recrutadores.

2. Adicione um currículo ou mais


Para criar um currículo, vá até aos “Currículos” e clique em “Adicionar currículo”. Dentro desta área preencha os campos obrigatórios e os sugeridos que façam sentido para si. No fim da página, clique em “Pré-visualizar” e depois em “Publicar currículo”.

É possível criar mais do que um currículo com informações diferentes. Isto pode dar muito jeito se pretende candidatar-se a cargos e áreas profissionais diferentes!

Para atualizar um currículo já existente, vá novamente à secção “Currículos” e clique em “Editar” no lado direito do currículo que pretende alterar. Depois é só guardar.

Não se esqueça de anexar o seu CV em PDF. Esta é uma forma de os recrutadores guardarem o seu CV quando se candidata, para depois mais tarde conseguirem analisá-lo com atenção e fazer a decisão final.

3. Tire partido da pesquisa avançada


Há três formas que pode utilizar para pesquisar emprego na plataforma. Pode fazê-lo através da Homepage, da página “Procurar vagas” ou na secção do Menu “Sou Candidato”.

Além disso, pode filtrar a sua pesquisa por vários campos, que incluem:

  • Palavra-chave (ex: Empregado de Mesa);

  • Área Profissional;

  • Região;

  • Tipo de Contrato.

 

4. Ative alertas de vagas


Ao ativar os alertas de vagas, recebe notificações personalizadas, todas as semanas, de vagas que vão ao encontro dos seus interesses e pesquisas. Fazer parte dos primeiros candidatos que demonstram interesse numa vaga pode constituir uma vantagem! 

Para criar um alerta deve ir ao seu painel pessoal, clicar em “Alertas” e depois em “Criar Alerta”. Dentro desta área, personalize os campos disponíveis e comece a receber os emails.

5. Saiba como gerir as suas candidatura


Ainda há mais um passo para garantir que a sua candidatura não é esquecida e as suas hipóteses de sucesso são reais! 

Após duas semanas da submissão da candidatura, contacte os recrutadores por chat para fazer o acompanhamento da candidatura e perguntar em que estado se encontra.

Consulte o seu histórico de candidaturas na plataforma para saber quando deve fazer esse acompanhamento ou para se recordar de uma vaga quando receber uma resposta.

Por fim, seja paciente e persistente! Se seguir estes passos, mais tarde ou mais cedo, vai obter resultados positivos.

Não perca a próxima vaga!


Fique por dentro das últimas vagas publicadas na Plataforma da Bolsa de Empregabilidade e encontre o emprego que sempre desejou!

Para otimizar a procura por emprego online, crie um currículo ou mais, adicione o currículo pretendido na submissão da candidatura e envie uma mensagem personalizada, ative o alerta de vagas por email, e faça o acompanhamento das suas candidaturas.

A próxima oportunidade não lhe escapa!