Log In

Ainda não se registou? Registar agora

Esqueceu-se da password?

Registar

Alguém pediu uma entrevista 5 estrelas?

A entrevista é um dos métodos mais populares nos processos de seleção. Temida por uns, adorada por outros, é como uma dança: uma oportunidade única para ambas as partes esclarecerem as suas expectativas ao ritmo da conversa.

Mas é possível preparar-me para ter um desempenho incrível numa entrevista de emprego?

Spoiler: sim, é possível! Aqui ficam 5 elementos-chave para brilhar numa entrevista e garantir que o teu momento seja digno de 5 estrelas. 🚀


1. Empatia

Seja no início, no meio ou no final da entrevista, a empatia é essencial para criares uma ligação sólida com o entrevistador. Não esperes pelo quebra-gelo — antecipa-te e estabelece um tom descontraído desde o primeiro segundo. No final, lembra-te de agradecer o tempo que te dedicaram. Abre com o pé direito e fecha com chave de ouro! 🔑✨

2. Conteúdo

“Mas não sei o que me vão perguntar!!!” Não entres em pânico. O mais importante numa entrevista não é só o que sabes, mas o que és! A tua atitude, raciocínio e valores também são alvo da atenção de quem te entrevista. Prepara exemplos que demonstrem as tuas soft skills (trabalho em equipa, proatividade, resiliência…) e utiliza-os sempre que puderes.

3. Exemplos

Dar exemplos reais é fundamental. Quando te perguntarem, “O que faria numa situação destas?”, evita respostas perfeitinhas e teóricas. Partilha experiências reais, organizadas em três dimensões:

⦁ Descrição: O contexto da situação;

⦁ Ação: O que fizeste;

⦁ Resultado: O impacto das tuas ações (não te preocupes se o resultado não for perfeito – a honestidade vale muito mais!).

4. Condução

Tens “carta” de condução para entrevistas? 🚗
💨 Não deixes o entrevistador conduzir a conversa sozinho. Os silêncios são oportunidades para explorares o tema ou partilhares algo relevante. Evita respostas curtas como “sim” ou “não” e não tenhas medo de desenvolver as tuas ideias. Mais vale o entrevistador ter de te interromper do que um momento constrangedor de silêncio.

5. Perguntas

Nunca, mas mesmo nunca, termines uma entrevista sem fazer perguntas. Mostra interesse e curiosidade sobre a empresa ou o cargo. Não fazer perguntas pode ser interpretado como falta de entusiasmo ou desinteresse. Ou seja um autêntico botão de autodestruição de qualquer candidatura.

💡Dica extra:

Se, mesmo com estas dicas, passavas bem sem entrevistas, temos uma solução para ti!🙌

Inscreve-te na merytu, completa o teu perfil e começa a receber convites de trabalho sem precisares de passar pelo “drama” das entrevistas. É mesmo isso: sem truques nem magia — só o futuro do trabalho à distância de um clique. 🚀

 

Autor: João Silva Santos – CEO & Founding Partner da merytu