Usar as redes sociais para conseguir emprego? É possível. Nestas plataformas pode fazer conexões, encontrar oportunidades e ligar-se a empresas que apostam no social recruiting.
As redes sociais já não servem apenas para uso pessoal. As ferramentas que disponibilizam para comunicar, influenciar, dialogar e oferecer ou procurar novas oportunidades são ótimas para fazer conexões profissionais.
Além disso, é lá que estão as empresas e os contactos mais relevantes. Estima-se que haja em Portugal 8.5 milhões de utilizadores com conta ativa em plataformas de redes sociais, com 5,95 utilizadores no Facebook e 4 milhões de “membros” no Linkedin, segundo relatório anual global digital 2022, da Hootsuite, We Are Social e Kepios, em janeiro de 2022.
É caso para se perguntar: porque não tirar partido delas para procurar trabalho?
Como tirar partido das redes sociais na procura de emprego
1. Invista tempo na apresentação do perfil
Seja qual for a rede social, normalmente há sempre uma secção destinada à biografia, destinada à apresentação.
Aqui pode especificar o cargo, a área de interesse e os seus objetivos profissionais. Evite ser demasiado genérico na descrição profissional – destaque conquistas e valorize aprendizagens que foram surgindo ao longo do caminho.
O ideal é que escreva um texto curto, simples, objetivo e que chame a atenção.
A foto de perfil é outro elemento que não deve ser ignorado. Utilizadores que colocam foto de perfil têm mais hipóteses de serem notados. Opte por uma foto em contexto formal, com um fundo neutro, a destacar a parte superior do corpo, dos ombros à cabeça, peça a alguém para lhe tirar a foto, esboce o seu melhor sorriso de cordialidade e motivação, e é só disparar.
Evite: selfies, fotos tiradas com grupos de pessoas, fotos focadas e com má qualidade e fotos desatualizadas.
No caso específico do LinkedIn, saiba como a sua foto pode influenciar numa contratação.
2. Partilhe o Currículo
O Linkedin é uma das redes sociais que permite preencher todos os campos que um CV contém. Experiência profissional, formação académica, certificados e competências – é importante completar todas as secções do perfil, a não ser que sejam pouco relevantes para o cargo que busca.
Procure escrever na primeira pessoa e transmitir personalidade. Procure também não ir além dos 15 anos na sua experiência profissional. Aposte num tom pessoal, real e acessível.
Quando for para um emprego novo, concluir uma formação ou passar por uma mudança na sua vida profissional, lembre-se de atualizar o seu perfil e sobretudo o cargo. Isto porque os recrutadores, ao pesquisarem por profissionais e contactos, utilizam palavras-chave específicas, como por exemplo: “Maître de restaurante” ou “Comissária de bordo”.
3. Interaja com utilizadores e publicações
Encontrar emprego é muitas vezes consequência das relações interpessoais que se nutrem. O mesmo aplica-se às redes sociais. Apenas consegue colher vantagens nestes espaços se mostrar presença, interagir com pessoas, gostar, comentar e repartilhar publicações que lhe suscitem interesse (e convém que seja um interesse mesmo genuíno), estar-se aberto a novas experiências e aprendizagens.
Para resumir, aposte na prática de um networking produtivo. E o contrário disso é fazer comentários maldosos ou desesperados. (Saiba distinguir uma crítica construtiva de uma crítica simplesmente negativa.) Também não precisa de se mostrar intrusivo, de pedir comentários ou feedback: respeito o tempo e os limites dos outros.
4. Preste atenção ao que publica
Há grandes hipóteses que a empresa à qual se candidatou vá pesquisar as suas redes sociais. Por isso, deve ter atenção ao que publica, sobretudo a assuntos polémicos ou duvidosos.
Mesmo que faça distinção entre redes sociais para uso pessoal e profissional, é uma boa ideia ter cuidado com aquilo que partilha, fazendo-o com a consciência de como pode afetar a sua imagem profissional e qual o olhar dos outros sobre as suas imagens e textos.
Posto isto, cuidado com os palavrões e os erros de escrita, e evite expor a sua vida pessoal.
5. Não partilhe desabafos
Às vezes surge a tentação de desabafar sobre o fim de um relacionamento ou sobre a vontade de mudar de emprego. No entanto, isto pode ser mal visto por outros, principalmente por potenciais recrutadores que valorizam a forma como lidou com experiências passadas.
O melhor é mesmo deixar as questões pessoais para conversar com amigos próximos. A sua reputação online agradece.
6. Crie conteúdos que promovam engajamento
O outro lado também gosta de sentir que é visto e apreciado. Porque não dirigir-se a um seguidor leal em alguma das suas publicações? Ou mencionar uma página interessante? Já falámos noutro artigo que o networking é uma troca, e o mesmo acontece com as interações nas redes sociais.
Tente partilhar conteúdo que acrescente valor aos seus contactos. Pode ser um artigo, um site ou blogue, uma notícia, ou um evento, no entanto importa que seja dentro da área de atuação e interesse dos seus contactos.
7. Forneça amostras do seu trabalho
E que melhor meio para partilhar o seu trabalho do que as redes sociais? Aproveite para divulgar o link do seu site, blogue ou portfólio, publique opiniões, fotos com os seus colegas de trabalho, realizações académicas e profissionais, ou mesmo aprendizagens que fizeram a diferença no seu percurso.
8. Participe em grupos de interesse
Uma boa forma de fazer conexões e conhecer novos contactos é através de grupos de emprego ou de discussão. Pode-se juntar a grupos na sua área de atuação, com temáticas que lhe chamem a atenção, ou que apenas aceitem membros de uma determinada localidade ou região.
Participar em grupos nas redes sociais é também uma forma de aceder a informações relevantes e a novas oportunidades.
9. Seja criterioso ao adicionar contactos
Ao contrário do que se pensa, o ideal não é apostar na quantidade das conexões, mas sim na sua qualidade.
Primeiro, porque pode ser constrangedor pedir para se conectar a uma pessoa que não tem qualquer ligação consigo, seja pessoal ou profissional (para evitar gafes, perceba qual o estilo da pessoa, se têm interesses profissionais ou até conhecidos em comum, antes de pedir para ser adicionado).
Segundo, porque é mais benéfico construir uma rede composta de contactos que se revelem úteis – profissionais do seu meio, empresas com as quais se identifica, influencers digitais, empresários, empreendedores, etc.
10. Conheça a utilidade de cada rede social
Cada rede social tem as suas características, funcionalidades e objetivos específicos. Algumas são para fins pessoais, outras destinam-se ao networking e à partilha de conhecimento na sua área profissional. Há ainda as que focam em imagens e conteúdo multimédia, e as que limitam o número de caracteres que se podem escrever.
Damos alguns exemplos das ferramentas e funções que pode começar usar em cada rede social para conseguir emprego:
Facebook: Aqui pode participar em grupos de trabalho na sua área de residência, seguir páginas de empresas e ver publicações de vagas.
Instagram: Embora sobretudo para uso pessoal, esta rede também divulga oportunidades de emprego, além de permitir estabelecer uma marca pessoal, conectar-se com futuros empregadores, obter informações sobre as tendências de mercado e sobre o posicionamento das marcas a que se candidata.
Twitter: Também é possível nesta rede encontrar publicações de vagas e seguir empresas e recrutadores. Um ponto a favor desta rede é a facilidade das pesquisas através de hashtags.
Linkedin: É a rede social mais importante para fazer conexões profissionais. Além de ser possível aceder a novas vagas, não há melhor plataforma para aplicar networking, através da partilha de conhecimentos, esclarecimento de dúvidas a profissionais experientes, e da formação de relações e laços que se podem estreitar no offline.
Próximos passos
Tudo pronto para começar a enviar candidaturas? Aceda à Plataforma de Recrutamento da Bolsa, onde estão disponíveis centenas de anúncios de emprego nas áreas do Turismo e Hospitalidade.
Pode selecionar a área de trabalho e outras opções de filtragem na sua pesquisa. Além disso, pode contactar diretamente com os recrutadores através de mensagem, para fazer o acompanhamento da sua candidatura.
Visualize as vagas que temos para si!
Quer mais dicas de emprego? Aceda ao nosso artigo “Terminei os estudos. E agora?”