Está à procura de emprego ou pretende uma oportunidade profissional mais aliciante? Descubra 7 estratégias de networking para profissionais para alargar a sua rede de contactos e atrair as oportunidades certas.
Quase todos conhecem alguém que teve acesso a uma vaga de trabalho, fez parte de um projeto profissional inovador, descobriu um benefício fiscal ou conseguiu uma parceria através de uma conexão. Conhecer a pessoa certa pode abrir-lhes as portas para muitas oportunidades e ser útil em qualquer esfera da sua vida.
Segundo um estudo norte-americano de 2020, 31% dos candidatos encontram oportunidades através de conexões profissionais, conseguindo referências para um emprego.
Daí a importância do conceito networking, que está intimamente ligado à rede de contactos que se estabelecem. É uma estratégia com a qual se deve familiarizar se pretende aplicá-la.
O que é o networking para profissionais, para que serve, quais as suas vantagens e como empregá-lo, são algumas das questões a que respondemos neste artigo.
O que é o Networking e para que serve?
Networking é um termo inglês que pode ser traduzido como rede de contactos ou rede de negócios. Na prática, é a forma como se alargam e reforçam as conexões e relacionamentos, tendo em vista a troca de benefícios.
O objetivo do networking para profissionais é construir um sistema de suporte, seja com clientes, colegas de trabalho ou outros parceiros, onde se possa buscar oportunidades para a carreira.
Fazer networking pode ser tão simples quanto trocar uma ideia interessante no intervalo do trabalho, entregar o cartão de visita durante uma conferência ou enviar uma mensagem de acompanhamento a um parceiro ou cliente.
Parte de atitudes rápidas e simples que fazem toda a diferença quando se pretende descobrir as melhores ofertas de trabalho, contratar profissionais capacitados, encontrar investidores ou atrair clientes.
É importante ter em atenção que assim como todos os relacionamentos implicam reciprocidade e investimento mútuo, o mesmo vale para o networking para profissionais. Acrescentar valor aos seus contactos é também uma forma de o praticar, além de ser recomendado, se o objetivo for estreitar laços.
Vantagens do Networking para cada perfil
Profissionais
O intercâmbio de informações, dicas e experiências entre profissionais possibilita alavancar a carreira daqueles que se estão a iniciar profissionalmente ou procuram uma nova oportunidade. É possível beneficiar-se com ações de conhecidos e colegas, tais como:
- Recomendação a postos de trabalho;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Acesso a melhores oportunidades e vagas de emprego;
- Contacto com pessoas diferentes e interessantes;
- Destaque em frente a colegas e parceiros da área, bem como a gestores e recrutadores;
- Ajuda na construção de uma boa reputação no mercado.
Colaboradores
Para os que estão inseridos no mercado, o networking fomenta o desenvolvimento profissional, através da partilha de conhecimentos úteis. Por exemplo, um gestor pode usar a sua rede de contactos para aprender mais sobre liderança, clima organizacional e a importância de manter a equipa motivada.
Além disso, por meio de networking, os profissionais conseguem ganhar reconhecimento e autoridade na sua área de atuação. Este é um dos diferenciais mais importantes na hora de alcançar novos cargos ou ser recrutado por uma nova empresa.
7 Estratégias de Networking para Profissionais
Embora seja uma prática simples, é fácil esquecer como pequenos gestos fazem toda a diferença, e insistir em permanecer na zona de conforto. Algumas dicas para desenvolvermos as nossas redes de contactos incluem:
1. Passar a imagem certa
Ter em atenção o discurso e o teor dos conteúdos partilhados, no fundo um cuidado especial com a imagem que se transmite para o público, é apostar no branding pessoal.
As informações que passa sobre si para o exterior influenciam, mais do que acredita, os relacionamentos que constrói e as oportunidades que lhe são dadas.
2. Acrescentar valor
O primeiro passo para fazer networking para profissionais é mostrar interesse noutra pessoa. Pode ser oferecendo ajuda a um colega que começou a trabalhar na empresa ou a um cliente indeciso. Pode ser demonstrando interesse num projeto que alguém esteja a desenvolver, ou fazendo um comentário numa publicação interessante de um contacto.
Praticar estes gestos – sem esperar nada em troca! – revela sinceridade e fortalece os relacionamentos profissionais, além que as pessoas que contactam consigo ficarão com uma boa impressão.
3. Ser acessível e sincero
Encontrar contactos depende sobretudo de iniciativa. Ficar à espera que sejam os outros a dar o primeiro passo pode não ser a atitude mais produtiva. Mas hoje em dia tem a tarefa facilitada com as redes sociais. Estas plataformas facilitam a descoberta de novas conexões na área de interesse, e disponibilizam ferramentas para partilhar conteúdos e manter a sua rede atualizada.
Qualquer que seja a abordagem utilizada, offline ou online, é importante ser autêntico. Ninguém aprecia pessoas que só estão interessadas em “vender o seu peixe” ou em obter alguma vantagem. Lembre-se: o networking é uma partilha!
4. Definir objetivos e montar um plano
Refletir sobre o propósito por trás da estratégia de networking permite medir os resultados alcançados. Os objetivos devem ser concretos, por exemplo: conhecer melhor a área de atuação, obter recomendações de cursos e formações de aperfeiçoamento profissional, ou encontrar novos clientes.
Definidos os objetivos, é altura de fazer um planeamento sobre os próximos passos a dar. É uma boa ideia usar algum tipo de agenda digital ou planilha de Excel para elaborar um calendário de netwoking, com ações a executar e prazos a cumprir, como participar em eventos, frequentar happy hours ou publicar conteúdos.
5. Mostrar visibilidade
Participar em feiras, conferências, congressos, meetups, cursos, e outros eventos dentro da área de interesse, são ótimas formas de conhecer novos profissionais e ampliar a rede de relacionamentos. Uma dica: vá munido do seu cartão de apresentação ou de outra forma de compartilhar o seu contacto.
Também a presença no online deve constituir uma aposta, se o objetivo é mostrar-se visível aos seus contactos e não ser esquecido. Manter a rede informada e atualizada, através da partilha de ideias, artigos ou mesmo conteúdos de autoria própria, cria engajamento e cativa seguidores.
6. Cultivar a rede
O que fazer para manter bons relacionamentos?
Não importa o número de pessoas que conhece ou de contactos que tem nas redes sociais. Se não souber cultivar essas conexões, está a fazer um networking para profissionais pouco eficiente.
Algumas dicas importantes: use as redes sociais e o email de forma frequente, seja cordial, agindo com integridade, oferecendo ajuda, retornando as mensagens que recebemos, e passando credibilidade para o exterior. No fundo, mantenha o contacto frequente.
7. Mapear as pessoas certas
Quem é o público-alvo que pretende alcançar? O que fazem? Quais as suas necessidades e como o pode ajudar? São algumas das perguntas a que deve responder de forma a adaptar a mensagem e a estratégia de conteúdos.
Por fim, é sempre bom ter em conta a procura de contactos novos e diversos. Nunca se sabe onde pode estar a próxima oportunidade.
O próximo passo: participe em eventos de networking para profissionais
Se está à procura do evento perfeito para testar as suas habilidades de networking e captar novas oportunidades, descubra as feiras de emprego da Bolsa de Empregabilidade.
Estes eventos promovem o networking para profissionais no turismo, através do contacto direto entre candidatos e recrutadores, o anúncios de vagas exclusivas e a organização de entrevistas de emprego ao longo das feiras.
Conheça os locais e datas das próximas feiras de emprego e inscreva-se no evento que for mais oportuno para a sua agenda.