Log In

Ainda não se registou? Registar agora

Esqueceu-se da password?

Registar

Imagens das várias profissões com maior empregabilidade no turismo: rececionista, empregada de balcão, cozinheira e motorista.

As áreas profissionais com maior empregabilidade no Turismo

Está prestes a ingressar num curso superior ou a terminar os estudos? Procura uma carreira com alta demanda de trabalhadores e que ofereça perspetivas futuras? Conheça as 3 áreas profissionais com maior empregabilidade no turismo.

O Turismo é um dos setores que mais crescem em Portugal. Só em 2021 contribuiu em 16,8 mil milhões de euros para PIB nacional (valor que representa 8% do PIB), segundo o Instituto Nacional de Estatísticas.

A importância da atividade turística para a economia tem-se tornado cada vez mais evidente nos últimos anos. Portugal está na moda, como muitos afirmam sem hesitação. O clima, as praias, o património cultural, arquitetónico e geológico, e a qualidade dos serviços oferecidos atraem milhões de turistas ao país todos os anos.

E apesar da retração do setor em 2020, apresentou uma recuperação rápida nos últimos tempos, tendo já ultrapassado níveis pré-pandemia. Previsões apontam para um crescimento rápido e contínuo. Para lhe dar uma ideia dos números, aqui ficam os dados revelados:

  • Segundo um relatório do World Travel & Tourism Council (WTTC), em 2022, o setor do turismo e viagens deverá contribuir para o crescimento de 54,7% do PIB, o que se traduz em 35,8 milhões de euros e, em termos percentuais, em 16,2% do rendimento nacional.
  • As previsões para o emprego apontam para um aumento de 5,6%, ou seja, um total de 953 mil postos de trabalho.
  • As receitas turísticas em setembro deste ano já ultrapassaram em 14% o valor de setembro de 2019, de acordo com o Banco de Portugal. O montante atingido foi de 2,4 milhões de euros.
  • Ainda segundo o Relatório de Impacto Económico (EIR) do WTTC, a contribuição para o PIB deverá atingir os 39,5 mil milhões em 2023, representando 17,4% da economia nacional.
  • No próximo ano, o emprego gerado pelo setor atingirá a fasquia de um milhão.

Trabalhar no Turismo

Todos estes dados servem de incentivo se está em busca de emprego numa das áreas do Turismo e Hospitalidade, ou está simplesmente a considerar este setor. Isto porque o seu crescimento exponencial, aliado à redução da mão de obra durante a primeira fase da pandemia, provocou a escassez de trabalhadores.

Havia 49 mil empregos por preencher no terceiro trimestre deste ano, segundo a World Travel & Tourism Council. Prevê-se ainda que uma em cada 10 vagas permaneçam em falta em 2022.

Por esse motivo, o Turismo é um dos setores com mais empregabilidade no país. O setor tem falta de mão-de-obra em áreas essenciais como o atendimento e cozinha.

Conheça as áreas profissionais com maior empregabilidade no turismo e invista numa área em contínua expansão.

Quais as áreas profissionais com maior empregabilidade no turismo?

1. Hotelaria

A hotelaria é uma das áreas profissionais com maior empregabilidade no turismo, com cerca de 13% de vagas por preencher, de acordo com a WTTC. Profissões como Rececionista, Empregado de andar, Responsável de Hotel, Gestor de turno e Animação Turística, são as mais requisitadas.

Ou seja, profissões ligadas ao atendimento, gestão de trabalho, equipas e atividades. Conhecimento em várias línguas, boa apresentação e capacidades de comunicação, disponibilidade para trabalhar por turnos, e, em alguns casos, licenciatura em gestão hoteleira ou outros cursos, são características indispensáveis a estas profissões.

2. Alimentação e bebidas

A área da alimentação e bebidas é a segunda com maior oferta de emprego. Tem cerca de 12% de vagas por preencher. Restaurantes, bares, cafés e outros estabelecimentos precisam sobretudo de Empregados de mesa, Ajudantes de cozinha e Barmans.

Mais uma vez o conhecimento em várias línguas, o cuidado com a apresentação, e boas competências interpessoais e comunicativas, são valorizadas.

3. Transportes

Há falta de Motoristas para transportar turistas. Esta é uma atividade para a qual só é exigida carta de condução e escolaridade obrigatório. No entanto, estão disponíveis, hoje em dia, cursos e formações para ensinar a estes profissionais os itinerários e outras competências necessárias.

Se está desempregado, prestes a entrar no mercado de trabalho, ou à procura de uma nova carreira, quaisquer uma destas áreas profissionais com maior empregabilidade no turismo são um bom ponto de partida se gostava de trabalhar no setor do Turismo e Hospitalidade.

Encontre a vaga certa com a Bolsa de Empregabilidade

Gosta das áreas do Turismo e Hospitalidade? Procura uma oportunidade numa empresa de prestígio, a bordo de uma equipa experiente? E, acima de tudo, quer garantir que obtém uma resposta às sua candidaturas?

A Plataforma da Bolsa de Empregabilidade divulga centenas de vagas todas as semanas em diversas áreas do Turismo e Hospitalidade. Além disso, garante o selo de qualidade dessas empresas e aposta num setor em contínua expansão, com uma demanda significativa por mão de obra.

Candidate-se às vagas disponíveis na nossa plataforma e veja a sua carreira disparar!