Explicamos porque a diversidade no trabalho deve ser adotada como estratégia de crescimento, evolução e retorno financeiro para os negócios.
Num mercado de trabalho que se assume cada vez mais como global e plural, as companhias só ganham em seguir essa tendência.
E não se trata apenas de modas ou da pressão de grupos e dos media. É um facto que empresas com maior representatividade têm mais hipóteses de se destacarem e de alcançarem melhores resultados.
Dados revelados num estudo da consultora de recrutamento Michael Page, “8 Tendências Executivas para 2019”, apontam que em empresas constituídas por equipas de direção mais inclusivas, há uma subida de 19% das receitas. Os resultados aumentam para 60% quando a tomada de decisões é feita por equipas de gestão diversificada.
O que significa, então, mais diversidade no trabalho?
Abrir as portas à diversidade e inclusão numa organização é muito mais do que aceitar e respeitar as diferenças. Trata-se também de compreender e colher os benefícios desta estratégia.
A diversidade empresarial existe quando as equipas são compostas por pessoas de diferentes idades, etnias, orientações sexuais, géneros, posições sociais, habilidades intelectuais e físicas, deficiências, ideologias, religiões e culturas.
Todas estas particularidades que fazem diferir os indivíduos uns dos outros são valorizadas para promover mais igualdade, criatividade e inovação nas organizações.
Se pensarmos em casos de sucesso como a Apple, percebemos um histórico de diversidade que se revelou um dos ingredientes para o seu sucesso.
Formada por equipas multidisciplinares desde a sua fundação, com especialistas de diversas áreas, incluindo informáticos, matemáticos, designers, e até filósofos, todos reunidos a criarem soluções pioneiras e verdadeiramente revolucionárias, a grande multinacional continua a apostar na ampliação e diversidade do seu quadro de funcionários.
O que não deve ser confundido com diversidade
Diversidade cultural não se trata somente de responsabilidade social. Trata-se de uma vantagem competitiva: empresas que investem em inclusão são mais produtivas e lucrativas.
Por isso, a diversidade não deve ser encarada como:
- Uma estratégia de marketing ou uma estratégia politicamente correta;
- Uma forma de cumprir à legislação;
- Bondade ou caridade;
- Uma perspetiva exclusiva à imagem e reputação da empresa.
A importância da diversidade nas organizações
Agregar pessoas com diferentes perfis, mas igualmente qualificadas e capacitadas, permite a partilha de experiências, conhecimentos e competências. Essa diversidade enriquece equipas e organizações e contribui para maior harmonia e aceitação no local de trabalho.
Se pensarmos nos benefícios, valores como a diversidade, acessibilidade e empoderamento, também se reflete no posicionamento das empresas no mercado.
Uma organização que integra numa única bandeira a comunidade LGBT+, a comunidade negra, a população com deficiências físicas e cognitivas, os refugiados, as mulheres, os indígenas, e todos os grupos minoritários , é uma organização aposta na diversidade no trabalho.
Por outro lado, uma empresa que coloca em primeiro lugar as capacidades dos seus funcionários e acredita neles, pode esperar impacto positivo na sua estratégia de employer branding.
Mas como tudo isto se reflete em resultados concretos? Quais são os benefícios em aplicar uma política de diversidade nas companhias?
7 benefícios da diversidade nas organizações
1. Maior Criatividade
A variedade de perspetivas, habilidades e experiências incentiva a uma maior originalidade de ideias. E, claro, essa variedade é decorrente de um local de trabalho mais diversificado.
2. Inovação
Mais criatividade gera quase sempre mais inovação. Isto é especialmente válido em equipas plurais, capazes de pensar fora da caixa.
3. Melhor ambiente de trabalho
Num ambiente de trabalho que favorece o respeito pela diversidade, há menos conflitos. Isto porque uma política saudável de convivência com a diferença gera maior tolerância e cooperação, mesmo quando há divergência de opiniões. O que se traduz em menos atritos entre funcionários e num melhor ambiente de trabalho.
4. Clima organizacional positivo
O clima organizacional pode beneficiar, e muito, de uma cultura de diversidade e de um ambiente de cooperação e respeito. Não se trata apenas de valores, mas de uma melhor convivência entre trabalhadores e numa rotina de trabalho mais descontraída.
5. Redução da rotatividade dos funcionários
À medida que o clima organizacional se torna mais inclusivo e favorável, os indivíduos sentem que as suas características e especificidades são aceites por todos e que podem contribuir com algo de muito valioso para a companhia.
Por conseguinte, sentem-se mais felizes no local de trabalho e têm mais incentivos para permanecerem na organização, o que reduz as taxas e os custos da rotatividade de funcionários.
6. Melhor imagem da empresa
Outro benefício de ter um quadro de funcionários rico em diversidade é a imagem que isso passa para o exterior, a de uma empresa mais humana, socialmente responsável e considerada atrativa para trabalhar.
7. Maiores lucros
Todos os benefícios falados levam a maiores lucros. Porque um ambiente de trabalho mais colaborativo, amigável e estimulante torna os seus funcionários mais motivados e produtivos e isso reflete-se nos resultados alcançados.
Gostou deste conteúdo? Para mais dicas sobre como melhorar o ambiente entre trabalhadores, como todos os benefícios que isso trará para a produtividade e rentabilidade do seu negócio, leia o artigo 10 Estratégias para motivar a sua equipa no trabalho.