A sustentabilidade não é apenas uma moda, veio mesmo para ficar. E pode-se tornar numa das principais aliadas do turismo, ao priorizar viajantes mais conscientes e informados.
Um estudo recente, da TravelBI, destacou que 90% dos turistas procuram por opções sustentáveis quando viajam. Contudo, a oposição ao turismo massificado e aposta no turismo sustentável não constitui uma vantagem competitiva apenas para os negócios.
Permite ainda a preservação do património natural e cultural, a criação de emprego e o estímulo da economia nas comunidades locais.
O turismo sustentável é uma oportunidade para os negócios corresponderem às elevadas expectativas dos turistas e aumentarem a sua competitividade.
O que é o turismo sustentável?
Sabia que o turismo é responsável por cerca de 8% do total das emissões de carbono no mundo, segundo um estudo da Nature Climate Change?
O turismo sustentável é um tipo de turismo que procura minimizar o impacto negativo sobre o meio ambiente, a cultura e as comunidades locais. Tem como objetivo preservar os recursos e destinos atuais para garantir o funcionamento do setor a longo prazo.
Para isso, concilia os interesses e a colaboração dos turistas, das comunidades anfitriãs e da agenda mundial, criando benefícios para todos.
Porque o turismo sustentável é importante para os negócios?
Cumprir as boas práticas definidas pelo ESG (Environmental, Social and Governance) é importante para uma entidade ser aprovada como sustentável, socialmente consciente e corretamente governada.
Mas os benefícios vão além do simples reconhecimento. Existem os benefícios financeiros, sociais e promocionais do turismo sustentável, tais como:
A redução de custos com o investimento em métodos de gestão e produção que evitam desperdícios e são mais eficientes;
- O aumento da retenção de colaboradores, porque mais do que o salário, hoje em dia também importa acreditar no propósito e valores da empresa em que se trabalha;
- A melhoria da reputação entre consumidores e stakeholders, que estão dispostos a apoiar o turismo sustentável e criar um impacto positivo;
- A atração e fidelização dos clientes que procuram experiências sustentáveis e identificam-se com a oferta gerada pela empresas;
- E a obtenção de apoio financeiro, como a criação de linhas de crédito especiais para os negócios com boa classificação ambiental, social e de gestão.
Quais os apoios financeiros disponíveis?
Atualmente estão disponíveis 3.540 milhões de euros em fundos públicos até 2030 para as empresas investirem no turismo sustentável. Alguns dos apoios públicos a que se pode candidatar incluem:
PPR (Plano de Recuperação e Resiliência): Este apoio é financiado por fundos europeus e dispõe de cerca de 8,4 mil M€ para incentivar as empresas na transição para uma atividade mais digital e amiga do ambiente.
Programa Transformar Turismo: O Turismo de Portugal conta com duas linhas de apoio “Territórios Inteligentes” e “Regenerar Territórios”, com uma dotação de 4 M€ e 16 M€, respetivamente. Pretende apoiar o investimento público e privado na qualificação de Portugal enquanto destino turístico sustentável, responsável e inteligente.
Portugal 2030: Resulta de um acordo de parceria que disponibiliza 2.840 M€ em apoios que podem ser utilizados por empresas no turismo. Os apoios assumem a forma de subvenção ou da combinação de subsídios não reembolsáveis com apoios de instrumentos financeiros.
7 estratégias de turismo sustentável para o seu negócio
Siga estes passos para abraçar o turismo sustentável, criar novas oportunidades e garantir o crescimento sustentável do seu negócio! Investir na sustentabilidade é investir no futuro.
1. Reduza o consumo de água, energia e plástico
Há várias pequenas ações que pode implementar para reduzir a sua pegada de carbono:
– Não desperdice água: Instale torneiras e chuveiros de baixo fluxo, use toalhas reutilizáveis, repare fugas de água sem demora, otimize o sistema de rega, invista em sistemas de captação de água da chuva e explore opções de tratamento de águas.
– Poupe energia: Substitua os seus equipamentos por lâmpadas LED e eletrodomésticos mais eficientes, utilize sensores de movimento e temporizadores, explore opções de energia renovável como painéis solares ou energia eólica, e realize auditorias energéticas para identificar oportunidades de poupança.
– Evite o desperdício de plástico: Elimine produtos descartáveis de plástico, como garrafas, cotonetes e embalagens, ofereça alternativas reutilizáveis, opte por comprar a granel, incentive o uso de canecas e garrafas reutilizáveis pelos hóspedes, promova campanhas de consciencialização sobre a poluição por plástico.
2. Faça menos lixo, mais reciclagem
O objetivo não é apenas contribuir para que haja menos lixo, mas também caminhar para uma economia circular, sob o princípio da “Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem” dos produtos, materiais e recursos.
– Reduza a quantidade de lixo: Evite comprar quantidades maiores se depois acabam por ir para o lixo; opte por fornecedores locais para restringir o uso de transportes para entregas; faça a compostagem de restos de comida; utilize produtos de limpeza biodegradáveis; crie menus sazonais.
– Faça reciclagem: Obedeça às regras de separação de resíduos por cores/sinalética, disponibilize contentores para diferentes tipos de materiais, incentive a reciclagem por parte dos hóspedes, utilize materiais reciclados na decoração e nos produtos do seu negócio.
3. Aposte em energias renováveis e mobilidade elétrica
Para uma maior eficiência e redução de emissões, pode colocar em prática algumas recomendações de turismo sustentável:
– Energias Renováveis: Invista em painéis solares, turbinas eólicas ou outras fontes de energia renovável para reduzir a sua dependência de combustíveis fósseis, incentive o uso de energia renovável entre os seus parceiros na comunidade local.
– Mobilidade Elétrica: Utilize veículos amigos do ambiente, ofereça aos seus hóspedes opções de transporte elétrico, como bicicletas ou trotinetes; instale pontos de recarga para veículos elétricos; faça parcerias com empresas de aluguer de veículos elétricos.
4. Apoie a comunidade local
É igualmente importante manter um papel ativo de responsabilidade social. Nesse sentido, deve contribuir para o bem-estar da comunidade local, tanto mais que é reconhecida a importância dessas comunidades para o sucesso dos negócios turísticos.
Algumas boas práticas de turismo sustentável passam por priorizar a compra de produtos e serviços de fornecedores locais, incentivar os hóspedes a comparem produtos regionais, promover a cultura e as tradições locais ou apoiar eventos e festivais locais.
5. Crie empregos mais sustentáveis
Um modelo de negócio mais sustentável envolve a satisfação dos trabalhadores. Para tal, pode começar por apostar na requalificação de trabalhadores desempregados, na oferta de contratos fixos ao longo de todo o ano, e na garantia de melhores condições de trabalho.
Muitos dos fundos europeus para o turismo destinam-se a fomentar a criação de emprego, formação profissional e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Lembre-se que as pessoas são o motor efetivo da mudança para o turismo sustentável.
6. Garanta maior acessibilidade
O desenvolvimento do turismo sustentável foca-se na gestão do turismo de modo a garantir benefícios económicos, sociais e ambientais a longo prazo para todos. Por esse motivo, é tão importante tornar os destinos turísticos acessíveis.
Trata-se simultaneamente de um ato de responsabilidade social e de uma oportunidade de negócio, ao permitir diversificar o universo de visitantes e, assim, aumentar as receitas e a competitividade do destino turístico.
Para oferecer maior acessibilidade não só a pessoas com deficiência, mas a grávidas, famílias com crianças e pessoas seniores, pode:
- Eliminar barreiras físicas, como degraus, ou portas estreitas;
- Disponibilizar materiais informativos em diferentes formatos, Braille, áudio, vídeo e texto;
- Formar os seus colaboradores para atender às necessidades de pessoas com deficiência;
- Criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor.
7. Avance em direção à digitalização
Por fim, não se esqueça de optar por recursos digitais para guardar informações, comunicar com o seu público-alvo e clientes, e processar reservas ou pagamentos. Desta forma, evita que os seus documentos se percam e que tenha gastos desnecessários de papel.
Pode implementar estratégias como utilizar um sistema de reservas online, permitir o check-in e check-out online, divulgar informações sobre os seus serviços, a região e atividades disponíveis no seu site, e utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.
Caminhe para uma oferta de Emprego +Sustentável
Procura profissionais qualificados, competentes e motivados? O recrutamento e a contratação de novos talentos é uma dor de cabeça para o seu negócio?
A Bolsa de Empregabilidade especializa-se no recrutamento em Turismo, quer seja online ou offline, para que tenha acesso a um universo completo e diversificado de candidatos.
Participe nas nossas feiras de emprego e conheça pessoalmente o candidato ideal. Em alternativa, pode recorrer à nossa plataforma digital quando precisar de fazer face a uma necessidade de contratação inesperada.
Forme a equipa de profissionais com que sempre sonhou e vá mais longe!