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Como aplicar o employer branding no recrutamento e seleção?

O que faz com que um trabalhador queira trabalhar na sua empresa? O employer branding no recrutamento é a resposta. Saiba como promover a reputação do seu local de trabalho para atrair, reter e motivar talentos de alto nível.

A sua estratégia de employer branding já existe – quer com o seu envolvimento ou não. Ao participar ativamente na sua construção está a contribuir para transformar o seu local de trabalho num sítio onde todos querem trabalhar e ninguém quer sair. 

Numa altura em que 75% dos candidatos consideram a reputação de uma empresa antes de se candidatarem, esta estratégia pode fazer toda a diferença no seu processo de recrutamento e seleção.

Descubra como o employer branding no recrutamento pode ser uma vantagem competitiva para capturar candidatos, reduzir a rotatividade e melhorar a reputação no mercado.


O que é o employer branding no recrutamento?


O seu
employer branding é a perceção e a reputação da sua empresa entre os atuais empregados e os candidatos a emprego. 

Já o employer branding no recrutamento é o conjunto de estratégias e táticas que utiliza para construir e influenciar ativamente esta reputação no processo de recrutamento e seleção.

Por outras palavras, uma estratégia eficaz de employer branding responde à pergunta: “O que faz da sua empresa o melhor local para trabalhar?”

Tomar parte na construção do seu employer branding pode incluir a criação de conteúdos que promovam a cultura, missão e valores da sua marca. O objetivo é incentivar os colaboradores a serem os primeiros defensores da marca, e a melhorar os processos de contratação.


Porque é importante usar o employer branding no recrutamento e seleção?


O sucesso de qualquer negócio depende de uma boa equipa de trabalho. Mesmo que não faltem clientes, precisa garantir que tem dentro da casa as skills e recursos especializados para dar resposta à demanda. E é aí que entra o employer branding no recrutamento.

O employer branding contribui para tornar os processos de recrutamento e seleção mais eficientes, ao mesmo tempo que serve de íman para atrair talentos de topo. 

Como consequência, podem-se observar estes benefícios através de um employer branding no recrutamento bem feito:

Eficiência dos custos: Reduz os custos de contratação ao atrair mais candidaturas orgânicas e de elevada qualidade, eliminando gastos desnecessários com a procura alargada de candidatos.

Redução do tempo de contratação: Marcas com uma reputação forte recebem respostas mais rápidas às ofertas de emprego, o que permite tempos de contratação mais rápidos.

Qualidade das contratações: Alinhar o posicionamento da marca com a cultura da empresa atrai candidatos mais compatíveis e que, por isso, se adaptam melhor.

Retenção de talentos: Quando trabalhadores se sentem satisfeitos e estão alinhados com a missão e cultura da empresa, têm mais probabilidades de permanecer no emprego.

Melhoria da reputação da marca: Com o tempo, a reputação positiva da marca leva não só ao reconhecimento dos candidatos, mas também de parceiros e clientes.

Experiência do candidato positiva: O foco num processo de recrutamento transparente, consistente e rápido melhora a experiência dos candidatos, quer sejam contratados ou não.

Maior produtividade: Os funcionário recrutados através de uma estratégia de employer branding bem desenvolvida tendem a envolver-se mais e a ser mais produtivos e rentáveis.


Estatísticas que comprovam o impacto do employer branding


Não há forma melhor de mostrar o verdadeiro poder do employer branding no recrutamento do que através de números reais:

  • 76% dos candidatos procuram especificamente o que torna uma empresa um local de trabalho atraente;

  • 50% dos candidatos dizem que não trabalhariam para uma empresa com má reputação, mesmo com um aumento salarial;

  • 55% dos candidatos desistem das suas candidaturas após lerem críticas negativas online;

  • 80% dos recrutadores acreditam que a marca empregadora é essencial para contratar os melhores talentos;

  • 43% é quanto menos gastam as empresas que investem em employer branding em comparação com os seus concorrentes para contratar novos profissionais.


6 passos para promover o employer branding e atrair talentos


Mas, então, quais são as principais ações que podem ser colocadas em prática para elevar o seu employer branding no recrutamento? 

Afinal, não se trata apenas de manter os melhores talentos na empresa. Os gestores de recursos humanos sabem que a rotatividade frequente de colaboradores aumenta os custos operacionais e gera uma imagem negativa da marca. Por isso, aqui ficam algumas táticas para aplicar:


1. Compreenda a sua reputação atual


Comece por fazer um diagnóstico interno e
avaliar o nível de satisfação dos colaboradores e a opinião dos candidatos que passaram pelo seu processo de recrutamento e seleção. Para isso, pode recorrer a estes métodos:

  • Peça a opinião honesta dos seus colaboradores através de inquéritos anónimos;

  • Analise as críticas que os candidatos deixam em entrevistas, plataformas online ou em inquéritos a pedido da sua empresa;

  • Explore os comentários das suas redes sociais para observar qual é a perceção geral em relação à marca;


2. Promova os seus valores e benefícios


Por outras palavras, desenvolva o seu
Employment Value Proposition (EVP). Isto não é nada mais nada menos do que os benefícios financeiros e não financeiros oferecidos em troca do conhecimento, experiência e esforço dos seus colaboradores. Pode incluir:

  • Salário atrativo;

  • Planos de carreira;

  • Ambiente de diversidade e inclusão;

  • Compromisso com o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal;

  • Horários flexíveis;

  • Programas de formação e desenvolvimento;

  • Benefícios corporativos.


O seu EVP é a base da estratégia de employer branding no recrutamento. Lembre-se de mostrar transparência e consistência na sua mensagem para não criar falsas expectativas. Os seus futuros colaboradores devem saber com o que podem contar desde o início.


3. Determine os canais de comunicação


Não se limite às plataformas e sites de emprego para a sua
estratégia de recrutamento e seleção. Invista no marketing digital e mantenha uma presença digital ativa. 

Partilhe histórias sobre a sua empresa, a cultura de trabalho e casos de sucesso dos seus colaboradores. O objetivo é não só promover o seu employer branding, mas também aumentar a visibilidade da marca para potenciais candidatos.

Para isso, pode utilizar os seguintes canais de comunicação e táticas:

  • Foque-se em redes sociais como o LinkedIn, o Facebook, o Instagram e o X para partilhar conteúdos;

  • Alimente as redes sociais com imagens e vídeos de bastidores, celebração de marcos importantes, eventos e outras histórias;

  • Crie um blogue corporativo e incentive os seus colaboradores a produzirem conteúdos próprios;

  • Optimize a página de carreiras ao garantir que reflete a sua cultura organizacional;

  • Divulgue depoimentos dos seus colaboradores.


4. Identifique o perfil de candidato ideal


Garanta um match perfeito entre a sua empresa e o candidato que procura. Antes de concentrar os seus esforços em atrair mais talentos, determine o perfil técnico, demográfico, cultural e comportamental. 

Qual é a experiência que o candidato ideal deve ter? Quais as habilitações obrigatórias, competências e conhecimentos técnicos que são essenciais para o cargo em questão? A definição de um perfil aproximado ajuda também a criar anúncios de emprego otimizados e pertinentes


5. Mantenha os seus candidatos satisfeitos


Os candidatos às suas vagas também podem ajudar a divulgar a sua marca empregadora. Basta partilharem informações positivas sobre a sua experiência, mesmo não tendo sido contratados, para influenciarem a perceção de outros potenciais candidatos.

Por esse motivo, é importante ter em atenção como os candidatos se sentem ao longo de todo o processo de recrutamento e seleção e garantir a sua satisfação. Como? Através de uma comunicação transparente e consistente e de feedbacks constantes


6. Aposte no onboarding


As primeiras impressões contam muito. Um processo de onboarding bem estruturado não só ajuda os novos colaboradores a adaptarem-se rapidamente, como também solidifica a imagem da sua marca desde o primeiro dia. 

Certifique-se que eles compreendem quais as suas responsabilidades e funções através de apresentações, guias e vídeos. Utilize materiais acessíveis, seja no digital ou impressos, e garanta que estão atualizados.


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