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O que é Employer Branding? Conceito, estratégia e exemplos

Quer captar os melhores candidatos, reter talento e reduzir custos de contratação? O employer branding influência a perceção que a força de trabalho tem sobre a sua marca. Descubra como aplicar esta estratégia para formar uma equipa de sucesso!

A procura de trabalho está longe de funcionar como há 30 anos. Hoje em dia, os candidatos podem encontrar milhares de oportunidades online. O que isso significa? Tornou-me muito mais difícil garantir a retenção de profissionais insatisfeitos.

O employer branding é uma estratégia crucial para conquistar os candidatos e profissionais cada vez mais exigentes e destacar-se num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Até porque, independentemente de estar consciente disso ou não, a força de trabalho vai sempre formular uma opinião a respeito da sua marca. Por isso, mais vale trabalhar a sua estratégia de employer branding para garantir uma imagem positiva e atraente.

 

O que é employer branding?


Employer branding é a gestão e projeção da marca para os funcionários internos e potenciais candidatos. Traduz-se do inglês como “marca empregadora” e engloba a reputação, valores e cultura organizacional que uma empresa transmite para o mercado do trabalho.

Os seus colaboradores são os embaixadores da marca e são eles que vão responder à pergunta: “Como é trabalhar aí?” 

Através da aposta num ambiente de trabalho saudável, planos de carreira, salário emocional e flexibilidade, é possível obter uma resposta positiva e atrair grandes profissionais que procuram boas condições para darem o melhor de si. 

É preciso ter em conta que esta estratégia não envolve apenas os recursos humanos da empresa, mas todos os stakeholderes que têm um papel na promoção do employer branding.

 

Porque uma estratégia de employer branding é importante?


As gerações que estão a chegar ao mercado de trabalho tendem a valorizar outros aspetos além da retribuição financeira. 

Segundo um estudo feito em 2022 pela Indeed, 94% das pessoas pesquisam pela reputação das empresas antes de se candidatarem, e 54% optam por abandonar um emprego quando consideram o ambiente tóxico. 

Isto revela a importância de uma estratégia de employer branding forte e motivadora que derrube as objeções dos candidatos e seja uma mais-valia na competição pelos melhores talentos. Ainda mais, quando se trata de preencher cargos com necessidades técnicas específicas.

O objetivo é mesmo poupar esforços e reduzir custos com contratações, atraindo os profissionais para a sua empresa de forma autónoma. 

Por outro lado, o employer branding tem como potencial diminuir as taxas de rotatividade, formar equipas de alta performance e melhorar a produtividade

 

Quais são as melhores estratégias de employer branding?


Como promover o employer branding? O primeiro passo é ser um bom empregador e o segundo é comunicar para o exterior as suas iniciativas e
boas práticas de recrutamento e retenção de talento. 

Para se tornar num bom empregador, precisa de considerar todas as suas interações e relações com elementos ligados à empresa, quer os tenha contratado ou não. Siga estas 7 estratégias para se tornar uma referência no mercado de trabalho!

 

1. Defina a proposta de valor da sua empresa


Qual é o valor da sua empresa? O que a distingue da concorrência? Os profissionais precisam saber esta resposta antes de se candidatarem a uma vaga na sua empresa. Por isso, é essencial estabelecer uma proposta de valor única.

A sua proposta de valor deve estar alinhada com as necessidades dos seus consumidores, mas também deve comunicar diretamente com candidatos e funcionários.

Por exemplo, a declaração de missão da EDP: “A nossa visão é ser uma empresa global de energia, líder na criação de valor, inovação e sustentabilidade”, é usada na sua página de Valores para prometer um ambiente de desenvolvimento e aprendizagem constantes.

Ao definir a missão, valores, visão e cultura na sua estratégia de employer branding, os candidatos podem analisar e decidir se querem trabalhar na sua empresa.

 

2. Avalie a reputação da sua marca


Será que tem a real noção da reputação da sua empresa entre candidatos, funcionários e outros profissionais?

Ao conduzir uma análise à marca, enviar inquéritos internos, examinar processos de recrutamento e monitorizar as suas redes sociais e avaliações em sites de carreiras, está a obter o feedback que necessita para criar uma estratégia de employer branding.

Procure saber: Como descreveria a empresa a um amigo? Porque é que escolheram candidatar-se? Porque é que optaram por aceitar/recusar a oferta? Porque é que permanecem na empresa? Por que razão estão a deixar a empresa? 

A ideia é identificar o que já está a fazer bem e o que pode melhorar para garantir um melhor ambiente de trabalho e uma reputação forte e positiva. 

 

3. Seja transparente


Ser transparente, genuíno e honesto é um compromisso que todas as empresas devem assumir. Fazer o oposto pode trazer mais prejuízos que benefícios. 

Daí a importância de não fazer declarações e promessas falsas sobre os seus valores, cultura e propostas de emprego. Mais tarde ou mais cedo, a verdade acaba por ser relevada e os candidatos e profissionais podem sentir-se enganados.

Além disso, procure não pedir e reter apenas feedback positivo. O feedback negativo pode ajudá-lo a aumentar o nível de satisfação dos seus funcionários e dos candidatos envolvidos no processo de recrutamento da sua empresa.

 

4. Use o marketing ao seu dispor


Ao implementar uma estratégia de employer branding para melhorar a perceção do mercado em relação à sua marca, aproveite para divulgar as suas ações.

Tire partido do seu perfil nas redes sociais, crie uma página de carreiras e promova iniciativas de endomarketing e recrutamento. 

Partilhe também testemunhos, histórias de sucesso e uma visão dos bastidores da cultura da sua empresa para os candidatos terem a verdadeira noção do que é trabalhar na sua empresa.

 

5. Aposte no onboarding


Onboarding é o processo de integração de novos elementos numa equipa. É a primeira impressão que o funcionário tem da empresa, daí uma má experiência trazer consequências negativas. 

Um bom onboarding serve para motivar os colaboradores em relação às suas funções e tarefas, e promover uma boa imagem desde o início.

Ao envolver os novos colaboradores na cultura da empresa e dotá-los das orientações e ferramentas necessárias, está a assegurar uma transição suave, maior retenção de talento e equipas mais produtivas. 

 

6. Ofereça oportunidades de desenvolvimento


Uma das principais razões pelas quais muitos profissionais mudam de emprego e empresa tem a ver com a necessidade de novos desafios. Mas há uma solução fácil para isso. 

Apostar na formação e desenvolvimento profissional dos seus funcionários, criando programas de aprendizagem e planos de carreira, é uma ótima forma de mostrar o seu compromisso. 

Além disso, ao propor novos desafios aos seus colaboradores, contribui para aumentar a sua motivação e empenho em relação ao trabalho.

Mas esta é também uma oportunidade para a sua empresa, uma vez que ao desenvolver as competências dos seus colaboradores, está também a aumentar o seu valor e produtividade. No fim, ganham todos. 

 

7. Promova um bom ambiente de trabalho


Os seus colaboradores são os principais embaixadores da sua marca. São eles que divulgam a realidade interna da empresa e podem responder à questão: “Gosta de trabalhar aí?” 

Por isso, uma estratégia de employer branding só resulta quando os seus funcionários estão satisfeitos e gostam, de facto, de trabalhar na sua empresa.

Para garantir esse nível de satisfação, é fundamental priorizar um bom ambiente de trabalho, com condições atrativas, horários flexíveis, políticas de diversidade e inclusão, aposta no team building e espírito de entreajuda e inovação.

Está mais que provado que colaboradores felizes elevam a qualidade dos produtos e serviços prestados por uma empresa!

 

Exemplos de sucesso


Não basta promover nas suas redes sociais que tem uma mesa de Ping Pong no local de trabalho ou criar uma página de carreiras com oportunidades cujas candidaturas ficam sem resposta. O employer branding vai além disso. Veja estes exemplos.

  • Grupo Nabeiro: Reconhecida pela sua cultura familiar, oferece diversos benefícios, como horário flexível, creche interna e programas de desenvolvimento profissional.

  • Corticeira Amorim: Aposta na comunicação interna e em programas de formação e desenvolvimento, como o programa “Academia Amorim”.

  • Microsoft: Oferece programas de mentoria e coaching para os seus colaboradores.

  • IKEA: Promove a igualdade de oportunidades e a diversidade no local de trabalho.

  • The Navigator Company: Investe na saúde e bem-estar dos seus colaboradores, através de programas de fitness e nutrição.

  • Galp: Disponibiliza programas de desenvolvimento de liderança para os seus colaboradores.

  • Banco BPI: Favorece a flexibilidade no trabalho, através de programas de teletrabalho e horário flexível.

 

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