O sucesso de uma empresa não depende apenas dos clientes. São os colaboradores, contrariamente aos que muito pensam, os principais responsáveis pelos resultados alcançados.
Os colaboradores constituem os principais embaixadores de uma marca. Não só constituem o primeiro contacto com os clientes, como também têm o poder de os influenciar.
O que pode isto significar para o seu negócio se os colaboradores se sentirem desmotivados, estagnados e/ou pouco apreciados?
Pode resultar que eles influenciem negativamente clientes e conhecidos, falando mal do ambiente de trabalho, do produto ou serviço, o que terá naturalmente o efeito negativo na imagem da sua empresa.
Por isso, é tão importante cuidar dos colaboradores, criar um bom clima organizacional, proporcionar oportunidades de crescimento e reconhecer o bom trabalho.
Tratar os colaboradores como se fossem clientes é uma estratégia tão ou mais eficaz do que investir nas relações com os próprios clientes.
5 razões porque vale a pena investir nos colaboradores
Oferecer uma boa experiência de trabalho faz toda a diferença para reter profissionais e captar os melhores talentos. Aqui ficam 5 vantagens que esta estratégia traz para o seu negócio:
1. Aumenta a produtividade
Um colaborador desmotivado não está disposto a vestir a camisola pela empresa e não tem interesse em cumprir os objetivos ou a esforçar-se para alcançar resultados.
Por outro lado, um colaborador que se sinta valorizado, que perceba que a sua participação é importante e que receba incentivos para o seu crescimento pessoal, vai dar o melhor de si e, consequentemente, ser mais produtivo.
2. Reduz a rotatividade dos funcionários
A troca constante de funcionários é bastante prejudicial para as empresas – com os custos inerentes para a captação e a formação de novos colaboradores, a maior lentidão dos processos de trabalho e redução da produtividade.
Por isso, garantir que os funcionários atuais estão satisfeitos e desejam permanecer na empresa é a melhor opção para reter talento e evitar custos com processos de seleção e contratação.
3. Diminui a quantidade de faltas
Colaboradores pouco satisfeitos tendem a faltar mais, seja pelo stress causado no trabalho, o mau ambiente entre os colegas ou por simples falta de motivação em comparecer.
Para reduzir o índice de absentismo numa empresa, podem-se adotar várias estratégias motivadoras, como a oferta de benefícios aos empregados assíduos e programas de atividades físicas para melhorar a produtividade.
4. Melhora o empenho e o atendimento aos clientes
Imagine um funcionário que se compromete com as tarefas e que garante a qualidade do serviço ou do atendimento prestado sem que tenha de ser cobrado por isso.
Imagine um funcionário que atende os clientes com um sorriso no rosto e que, além de conseguir cativá-los, consegue conquistá-los.
Um funcionário assim só se torna real se estiver satisfeito com o seu trabalho e sentir que está na empresa e na função certa.
5. Tem efeitos positivos na imagem da empresa
A satisfação no trabalho pode-se tornar num atributo competitivo para estabelecer a imagem e o posicionamento de uma empresa, e até para adotar uma estratégia de employer branding como forma de atrair talento altamente qualificado.
Como garantir funcionários satisfeitos
Algumas formas de tornar os funcionários mais felizes e realizados com o trabalho passam por ouvir qual o tipo de clima organizacional que os colaboradores procuram e aplicar essas propostas, oferecer um ambiente de trabalho positivo e inclusivo, proporcionar oportunidades de crescimento profissional, oferecer benefícios e remuneração competitivos, reconhecer e recompensar o desempenho dos funcionários e criar um plano de carreira claro.
Além disso, é importante investir no bem-estar dos colaboradores, oferecendo programas de saúde e bem-estar, horários flexíveis e outras iniciativas que contribuam para um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal.
Procura por mais dicas? Leia o artigo relacionado com o tema: 10 Estratégias para motivar a sua equipa no trabalho.