O tempo pode ser o pior inimigo de um processo de recrutamento. Quanto maior a demora na promoção, triagem, entrevistas e seleção de talento, mais caro e frustrante se torna este processo.
Por outro lado, um tempo de recrutamento longo não é desejável quando surge uma necessidade de contratação urgente.
Mas se o objetivo é encontrar o candidato ideal, com qualificações e capacidades compatíveis com a vaga, é importante unirem-se esforços nesse sentido.
Segundo o relatório Global Trends 2023 – Mercado de Trabalho, da Randstad, o tempo médio de recrutamento nas empresas portuguesas é de 4,2 meses.
Será possível acelerar o processo de recrutamento sem comprometer a qualidade do mesmo? É possível, mas requer planeamento e pensamento estratégico!
Porque é importante acelerar o tempo de recrutamento?
Criar um processo de recrutamento rápido e eficaz é determinante para influenciar a experiência dos candidatos. E isto importa porquê? Porque, nos dias de hoje, é um desafio competir contra outras empresas no recrutamento dos melhores talentos.
Se um processo de recrutamento se prolongar além do esperado, os candidatos podem desistir da vaga e no meio-termo encontrarem a oportunidade que desejavam.
Por esse motivo, agilizar o tempo de recrutamento permite melhorar a reputação da sua empresa e obter um feedback positivo por parte dos candidatos.
Sem contar com o impacto desta estratégia ao nível da economia de recursos das empresas. No fim, ganham todos!
Quais são as limitações do recrutamento urgente?
O recrutamento urgente surge quando uma vaga de emprego precisa ser preenchida rapidamente, geralmente devido a uma situação imprevista, como a demissão de um funcionário ou a necessidade de aumentar a capacidade de produção.
Neste modelo, as empresas focam-se em resolver um problema imediato, o que pode levar a algumas consequências negativas, como a falta de foco e abrangência na procura do candidato ideal, bem como na tomada de decisões precipitadas.
É importante distinguir o recrutamento urgente de um processo de recrutamento acelerado. Embora o fator tempo assuma um papel-chave nos dois procedimentos, é preciso ter em conta a orientação para uma estratégia.
Aprenda 9 estratégias para acelerar o seu processo de recrutamento de forma eficaz e sem afetar a escolha do candidato!
Como acelerar e otimizar o processo de recrutamento
1. Elabore uma descrição precisa da vaga
Muitas empresas atraem candidatos incompatíveis, porque os seus anúncios de emprego não se dirigem ao público-alvo pretendido. Uma descrição de trabalho bem escrita deve incluir o nível de qualificação, competências e requisitos para a vaga de forma clara.
2. Utilize um software de recrutamento e seleção
Sempre que for possível automatizar o processo de recrutamento e reduzir o número de tarefas manuais, deve optar por essa via. Existem softwares de recrutamento e seleção que ajudam a analisar os currículos, agendar entrevistas e a acompanhar o progresso dos candidatos ao longo do processo.
3. Crie uma página de carreiras no seu site
Este é um passo à frente para acelerar o processo de recrutamento e solucionar uma necessidade urgente. Ao investir numa página de carreiras, garante um fluxo contínuo de candidaturas e promove o employer branding.
4. Simplifique o processo de candidatura
Quanto mais demorado e complexo for o processo de candidatura, maior a probabilidade de os candidatos desistirem. É importante recolher somente as informações absolutamente necessárias para tomar uma decisão. Pode-se ainda simplificar o processo através da:
- Redução de número de etapas da candidatura;
- Criação de formulário online;
- Disponibilização de várias opções de candidatura (por email, por telemóvel, por aplicação, etc.)
5. Recorra a recrutadores experientes
Ter na sua equipa recrutadores experientes e dedicados facilita a procura pelo candidato mais adequado. Não só dispõem de técnicas e métodos avançados para avaliar os candidatos, como estão equipados com a tecnologia e contactos para captar os melhores talentos de forma mais rápida e eficaz.
6. Entreviste apenas os candidatos mais compatíveis
Não deve cair no erro de entrevistar todos os candidatos que lhe pareçam uma boa escolha. Em vez disso, certifique-se de chamar apenas os candidatos que cumprem todos os requisitos exigidos, após uma análise cuidada das suas candidaturas.
7. Obtenha referências através da sua rede
Outra estratégia pode ser investir num programa por indicação, com a oferta de bónus aos seus funcionários. Segundo dados do LinkedIn, 88% dos principais empregadores revelam que as referências de funcionários constituem as melhores fontes de candidatos qualificados.
8. Considere realizar as entrevistas online
Os candidatos nem sempre vão estar disponíveis para realizar a entrevista na data que sugere. Por isso, considere organizar as entrevistas por meio de videochamadas que permitam aos candidatos participar de qualquer lugar.
9. Invista no recrutamento interno
Por vezes, o candidato ideal pode já estar debaixo do seu nariz. O recrutamento interno permite-lhe revelar o potencial dos seus funcionários, que já conhecem a cultura da empresa e apenas precisam de um voto de confiança e de serem melhor capacitados.
Anuncie as suas vagas para o público certo
Procura uma forma mais rápida de atrair candidatos qualificados no setor do Turismo e Hospitalidade?
Hoje em dia, os candidatos estão espalhados por várias plataformas de recrutamento online, o que torna a sua captação e seleção mais desafiante.
A plataforma da Bolsa de Empregabilidade tem milhares de candidatos inscritos que procuram a próxima oportunidade nas áreas do Turismo e Hospitalidade.
Garanta que encontra o perfil ideal e preencha a vaga em menos tempo ao inscrever-se na nossa plataforma. O primeiro anúncio é gratuito!