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O futuro do recrutamento no turismo: Tendências para 2024

É possível solucionar a escassez de mão de obra no turismo? Quais as medidas que os negócios do setor estão a adotar para fazer face aos novos desafios? Descubra 7 tendências do futuro do recrutamento no turismo para 2024.

O setor do turismo está em alta e apresenta uma recuperação impressionante no pós-pandemia. O crescimento do número de viajantes deve-se maioritariamente a um sentimento de “revenge”, que parte da tentativa de reverem o tempo perdido.

Por esse motivo, verifica-se uma necessidade crescente de trabalhadores no setor do turismo e hospitalidade. No entanto, a pouca atratividade do setor para os novos candidatos, sobretudo para postos de trabalho operacionais, constitui uma dificuldade.

É por isso que o futuro do recrutamento no turismo em Portugal passa pelo investimento na experiência dos candidatos e pela automatização dos processo de contratação.


O balanço do setor do turismo em 2023


O turismo em Portugal alcançou em 2023 o melhor ano de sempre. Segundo dados fornecidos pelo secretário de Estado do Turismo, em 2023, registaram-se mais de 30 milhões de hóspedes, 77 milhões de dormidas e cerca de 25 mil milhões de euros em receitas.

Estes valores bateram recordes em relação a anos anteriores e representam um crescimento de 37% em receitas face a 2019, e de 18,5% face a 2022.

Quanto à população empregada, verificaram-se cerca de 996 mil indivíduos empregados nas atividades ligadas ao Alojamento, à Restauração e similares, nos primeiros três trimestres de 2023, segundo estatísticas do INE.

O ano de 2023 foi muito positivo para o turismo, mas as expectativas para 2024 são igualmente elevadas. Contudo, a resposta dos negócios e empresas turísticas precisa acompanhar a procura e garantir um serviço de qualidade.

Trata-se de conquistar os viajantes. Mas, para isso, é preciso apostar no futuro do recrutamento no turismo. Isto porque são os trabalhadores do setor que asseguram a excelência dos serviços prestados e a continuidade da atividade.

Por isso, deve prestar atenção a estas 7 tendências que vão marcar o futuro do recrutamento no turismo em Portugal, para não ficar para trás.


7 tendências de recrutamento no turismo para 2024


1. Uso da Inteligência artificial nos processos de recrutamento


A tecnologia já tem um impacto significativo nos processos de recrutamento. As ferramentas tecnológicas e plataformas digitais de recursos humanos permitem automatizar tarefas, como a triagem de currículos e o agendamento de entrevistas.

Mas o surgimento da Inteligência Artificial (IA) promete ter um papel muito relevante no futuro do recrutamento no turismo.

Vai ser cada vez mais recorrente gerar descrições de vagas de emprego, comunicações personalizadas com candidatos e até mesmo perguntas de entrevistas de forma automática. Isto vai permitir poupar tempo e otimizar os processos de seleção.


2. Estratégias de diversidade e inclusão


A diversidade e a inclusão são cada vez mais importantes para as empresas de turismo. Os turistas de hoje procuram experiências únicas e autênticas e as empresas que refletem a diversidade da sociedade são mais bem-sucedidas em atraí-los.

Por esse motivo, as empresas de turismo devem apostar na diversidade e na inclusão em todas as fases do processo de recrutamento, desde a atração de candidatos até à contratação e integração.

Na prática, isso significa ter uma linguagem inclusiva nas suas ofertas de emprego, promover a diversidade na sua equipa de recrutamento e criar um ambiente de trabalho inclusivo.


3. Foco nas pessoas e na experiência de trabalho


Apesar da evolução da tecnologia e dos sistemas de informação, existem muitas atividades e tarefas que necessitam de competências humanas.

Nesse sentido, é importante continuar a investir no bem-estar dos colaboradores e na sua experiência de trabalho.

Para isso, o seu negócio deve criar um ambiente de trabalho positivo e estimulante, onde os colaboradores se sintam valorizados e motivados. Algumas medidas podem passar por:

  • Oferecer oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional;
  • Promover um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado (como já falámos anteriormente);
  • Oferecer benefícios e vantagens competitivas;
  • Valorizar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

4. Experiência do candidato aperfeiçoada


Esta é uma tendência decisiva para o futuro do recrutamento no turismo. Hoje em dia, os candidatos esperam um processo de recrutamento positivo e envolvente. Por isso, as empresas devem apostar na experiência dos candidatos.

Isso significa ter um processo de recrutamento transparente e eficiente, comunicar regularmente com os candidatos e fornecer feedback construtivo.

Dessa forma, a sua empresa pode-se destacar da concorrência e promover uma estratégia de employer branding que combata a falta de trabalhadores no setor.


5. Aposta na formação e desenvolvimento profissional


O setor do turismo está em constante mudança e as empresas precisam de investir na formação e no desenvolvimento dos seus colaboradores para os manterem atualizados.

É essencial oferecer oportunidades de formação e desenvolvimento para todos os seus colaboradores, desde os recém-chegados até aos colaboradores mais experientes.

Como resultado, os seus colaboradores conseguem crescer profissionalmente, desenvolver novas competências, tornarem-se mais motivados e produtivos.


6. Colaboração com parceiros


Há cada vez mais empresas no turismo a colaborar com parceiros para recrutar novos talentos. Esses parceiros podem ser agências de recrutamento, universidades, associações profissionais e até plataformas digitais especializadas.

É o caso da parceria entre a Bolsa de Empregabilidade e a merytu no setor do Turismo e Hospitalidade, que aliam eventos offline ao digital para ajudarem os candidatos a encontrarem as melhores oportunidades.

A colaboração com parceiros pode ajudar a sua empresa a aceder a uma base mais ampla de candidatos e a encontrar os talentos certos para as suas necessidades específicas.


7. Imagem de responsabilidade social corporativa


As empresas de turismo estão cada vez mais conscientes da sua responsabilidade social corporativa. Não só porque pretendem passar uma imagem positiva para os seus clientes, mas porque é uma estratégia importante para atrair candidatos.

Para demonstrar o seu compromisso com a responsabilidade social pode adotar pequenas iniciativas, como o voluntariado, a promoção da diversidade e da inclusão e a proteção do meio ambiente.

No meio das suas várias metas, prazos e objetivos comerciais, esta estratégia pode ficar para trás, por isso não se deve esquecer da sua relevância para se destacar no futuro do recrutamento no turismo.


O futuro do recrutamento no turismo é hoje


Não deixe para amanhã todas as soluções que pode implementar hoje. O setor do turismo está a evoluir e precisa não só de novos talentos, mas sobretudo de talentos qualificados e especializados.

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