A evolução da tecnologia no recrutamento reconfigurou a forma como as empresas encontram, avaliam e contratam talentos. Desde a triagem de currículos ao uso de inteligência artificial para analisar perfis, existem várias ferramentas disponíveis.
Há cada vez mais recrutadores e profissionais de recursos humanos que não hesitam em tirar partido da inovação na tecnologia do recrutamento para acabar com as pilhas de currículos, automatizar tarefas e minimizar erros.
Na verdade, estima-se que 7 em 10 empresas já usam inteligência artificial no recrutamento ou planeiam usar nos próximos três anos, segundo um estudo recente.
Investir na tecnologia do recrutamento é já uma realidade para muitas empresas e parece ser o passo natural para reduzir custos, tempo e incertezas. Descubra como!
Quais os benefícios da tecnologia no recrutamento?
A utilização de tecnologia no recrutamento permite automatizar e acelerar tarefas rotineiras, como a triagem de currículos e análise de perfis, agendamento de entrevistas, aplicação de testes e entrevistas, e gestão da comunicação com os candidatos.
Por exemplo, se dantes era preciso passar semanas a ler currículos para selecionar os melhores, hoje existem ferramentas que fazem isso em questão de minutos. Além disso, a tecnologia também pode ajudar a elaborar um anúncio mais preciso e certeiro.
Desta forma, tecnologia no recrutamento traz como resultados:
- A aceleração do processo de recrutamento e maior precisão no mapeamento do candidato certo;
- A redução de custos, uma vez que o processo de recrutamento acaba por demorar menos tempo;
- A análise objetiva, menos tendenciosa e sem erros por parte dos recrutadores.
7 tecnologias que estão a revolucionar o recrutamento
Mas, afinal, quais as soluções em tecnologia no recrutamento disponíveis para otimizar tarefas, resultados e experiências dos candidatos? Conheça 7 tendências que podem fazer toda a diferença no seu processo de recrutamento online:
1. ATS (Sistema de Rastreamento de Candidatos)
O ATS é um sistema especializado em recrutamento e seleção que consegue rastear e cruzar dados dos candidatos. Tem como objetivo identificar os perfis que se encaixam na vaga e fazer uma primeira filtragem.
Alguns ATS oferecem funcionalidades complementares de forma a centralizar todas as etapas do processo de recrutamento online. Podem incluir criação e publicação de anúncios, gestão de candidatos, triagens inteligentes, relatórios de candidaturas e coleta de dados.
2. Inteligência artificial e Machine learning
A integração da inteligência artificial (IA) e do machine learning estão a revolucionar o recrutamento. Através de algoritmos inteligentes no machine learning é possível analisar grandes volumes dados para identificar padrões e prever resultados.
Já a IA simula a inteligência humana para realizar tarefas complexas. Pode ser, por exemplo, utilizada em entrevistas virtuais para analisar expressões faciais e linguagem corporal.
Assim, estas ferramentas auxiliam a avaliar os candidatos de forma imparcial e precisa e a otimizar a tomada de decisão.
3. Big data
Esta tecnologia no recrutamento envolve a recolha e armazenamento de um grande volume de dados. O Big Data pode ser usado para analisar dados e obter insights sobre candidatos, tendências do mercado e o próprio processo de recrutamento.
Por exemplo, este sistema consegue avaliar a taxa de retenção e turnover dos candidatos aprovados nos últimos anos. Caso seja mais baixa que o esperado, pode fornecer um feedback útil quanto à necessidade de melhorar o processo de recrutamento.
Assim, a interpretação destes dados auxilia na identificação de problemas e na tomada de decisões mais seguras na hora de escolher um profissional para fazer parte da equipa.
4. Chatbot
Os chatbots de recrutamento são programas de inteligência artificial que simulam conversas com candidatos e respondem às suas perguntas. Podem ser integrados nos sites das empresas ou plataformas de mensagens e redes sociais.
Esta ferramenta de tecnologia no recrutamento tem o potencial de melhorar a experiência dos candidatos e facilitar o trabalho dos recrutadores.
Não só porque respondem a todas as dúvidas sobre o cargo, empresa e status da candidatura 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas também conseguem dar feedback a um grande número de candidatos.
5. Entrevistas virtuais
Realizar entrevistas virtuais é cada vez mais frequente no mundo do trabalho. Os recrutadores recorrem a plataformas como o Skype, Zoom ou Google Meets para conduzir entrevistas online por vídeo com candidatos localizados em qualquer lugar do mundo.
As entrevistas virtuais permitem ainda gravar as imagens para que possam ser posteriormente analisadas. Além disso, elimina custos e problemas com deslocamentos físicos, conciliação de horário, atrasos no cronograma e preparação de espaços.
6. Testes online e gamificação
Estão disponíveis ferramentas que permitem submeter os candidatos a testes online para avaliar competências e habilidades técnicas.
Os testes podem incidir em áreas como raciocínio lógico, relacionamento interpessoal, inteligência emocional, pensamento estratégico, comunicação, organização, entre outros.
É também possível que essas ferramentas avaliem os resultados e indiquem quais os candidatos que devem passar à próxima etapa do recrutamento online.
7. Plataformas de emprego
As plataformas de emprego tornaram-se num meio da tecnologia de recrutamento indispensável para recrutadores e candidatos se conectarem online.
Através destas plataformas as empresas podem divulgar as suas oportunidades para um público mais amplo e alcançar um público mais qualificado que, de outra forma, passaria despercebido.
É o caso da Plataforma da Bolsa de Empregabilidade, que dá acesso a um banco de talentos especializados, onde pode realizar uma pesquisa filtrada dos melhores candidatos e fazer o acompanhamento de toda a candidatura através de várias ferramentas.
Como implementar novas soluções de tecnologia no recrutamento?
Descubra como colocar todos os benefícios anteriormente mencionados em prática. Veja 5 formas implementar as novas soluções tecnológicas no seu processo de recrutamento online!
- Crie anúncios de emprego que atraiam os candidatos desejados em Plataformas de Recrutamento Online.
- Automatize a triagem de currículos com softwares especializados;
- Identifique as lacunas das candidaturas no que diz respeito a qualificações, experiência ou histórico com ferramentas de análise. Dessa forma, evita que candidatos não correspondentes à vaga prossigam para as fases seguintes;
- Crie testes online de perfil comportamental;
- Tome decisões seguras baseadas em dados recolhidos das entrevistas e dos testes.
Fique por dentro das notícias do setor
Quer abraçar as mudanças que a evolução tecnológica, novas políticas e tendências sociais estão a trazer no recrutamento ao setor do turismo e hospitalidade?
Receba todas as semanas, em primeira mão e no seu email, conteúdos úteis com as últimas novidades, dicas e melhores estratégias para o recrutamento. Inscreva-se na nossa newsletter!