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Turismo sustentável: 7 estratégias para negócios e destinos

Como tirar partido do turismo sustentável para reforçar a imagem e receitas do seu negócio? Conheça os apoios públicos que tem à disposição e quais as estratégias necessárias para os obter. Garanta um sucesso sustentável e duradouro!

A sustentabilidade não é apenas uma moda, veio mesmo para ficar. E pode-se tornar numa das principais aliadas do turismo, ao priorizar viajantes mais conscientes e informados.

Um estudo recente, da TravelBI, destacou que 90% dos turistas procuram por opções sustentáveis quando viajam. Contudo, a oposição ao turismo massificado e aposta no turismo sustentável não constitui uma vantagem competitiva apenas para os negócios. 

Permite ainda a preservação do património natural e cultural, a criação de emprego e o estímulo da economia nas comunidades locais.

O turismo sustentável é uma oportunidade para os negócios corresponderem às elevadas expectativas dos turistas e aumentarem a sua competitividade.

O que é o turismo sustentável?

Sabia que o turismo é responsável por cerca de 8% do total das emissões de carbono no mundo, segundo um estudo da Nature Climate Change?

O turismo sustentável é um tipo de turismo que procura minimizar o impacto negativo sobre o meio ambiente, a cultura e as comunidades locais. Tem como objetivo preservar os recursos e destinos atuais para garantir o funcionamento do setor a longo prazo.

Para isso, concilia os interesses e a colaboração dos turistas, das comunidades anfitriãs e da agenda mundial, criando benefícios para todos.

Porque o turismo sustentável é importante para os negócios?

Cumprir as boas práticas definidas pelo ESG (Environmental, Social and Governance) é importante para uma entidade ser aprovada como sustentável, socialmente consciente e corretamente governada.

Mas os benefícios vão além do simples reconhecimento. Existem os benefícios financeiros, sociais e promocionais do turismo sustentável, tais como:

A redução de custos com o investimento em métodos de gestão e produção que evitam desperdícios e são mais eficientes;

  •  O aumento da retenção de colaboradores, porque mais do que o salário, hoje em dia também importa acreditar no propósito e valores da empresa em que se trabalha;
  • A melhoria da reputação entre consumidores e stakeholders, que estão dispostos a apoiar o turismo sustentável e criar um impacto positivo;
  • A atração e fidelização dos clientes que procuram experiências sustentáveis e identificam-se com a oferta gerada pela empresas;
  • E a obtenção de apoio financeiro, como a criação de linhas de crédito especiais para os negócios com boa classificação ambiental, social e de gestão.

Quais os apoios financeiros disponíveis?

Atualmente estão disponíveis 3.540 milhões de euros em fundos públicos até 2030 para as empresas investirem no turismo sustentável. Alguns dos apoios públicos a que se pode candidatar incluem:

PPR (Plano de Recuperação e Resiliência): Este apoio é financiado por fundos europeus e dispõe de cerca de 8,4 mil M€ para incentivar as empresas na transição para uma atividade mais digital e amiga do ambiente.

Programa Transformar Turismo: O Turismo de Portugal conta com duas linhas de apoio “Territórios Inteligentes” e “Regenerar Territórios”, com uma dotação de 4 M€ e 16 M€, respetivamente. Pretende apoiar o investimento público e privado na qualificação de Portugal enquanto destino turístico sustentável, responsável e inteligente. 

Portugal 2030: Resulta de um acordo de parceria que disponibiliza 2.840 M€ em apoios que podem ser utilizados por empresas no turismo. Os apoios assumem a forma de subvenção ou da combinação de subsídios não reembolsáveis com apoios de instrumentos financeiros.

7 estratégias de turismo sustentável para o seu negócio

Siga estes passos para abraçar o turismo sustentável, criar novas oportunidades e garantir o crescimento sustentável do seu negócio! Investir na sustentabilidade é investir no futuro.

1. Reduza o consumo de água, energia e plástico

Há várias pequenas ações que pode implementar para reduzir a sua pegada de carbono:

– Não desperdice água: Instale torneiras e chuveiros de baixo fluxo, use toalhas reutilizáveis, repare fugas de água sem demora, otimize o sistema de rega, invista em sistemas de captação de água da chuva e explore opções de tratamento de águas.

– Poupe energia: Substitua os seus equipamentos por lâmpadas LED e eletrodomésticos mais eficientes, utilize sensores de movimento e temporizadores, explore opções de energia renovável como painéis solares ou energia eólica, e realize auditorias energéticas para identificar oportunidades de poupança.

– Evite o desperdício de plástico: Elimine produtos descartáveis de plástico, como garrafas, cotonetes e embalagens, ofereça alternativas reutilizáveis, opte por comprar a granel, incentive o uso de canecas e garrafas reutilizáveis pelos hóspedes, promova campanhas de consciencialização sobre a poluição por plástico.

2. Faça menos lixo, mais reciclagem

O objetivo não é apenas contribuir para que haja menos lixo, mas também caminhar para uma economia circular, sob o princípio da “Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem” dos produtos, materiais e recursos. 

– Reduza a quantidade de lixo: Evite comprar quantidades maiores se depois acabam por ir para o lixo; opte por fornecedores locais para restringir o uso de transportes para entregas; faça a compostagem de restos de comida; utilize produtos de limpeza biodegradáveis; crie menus sazonais.

– Faça reciclagem: Obedeça às regras de separação de resíduos por cores/sinalética, disponibilize contentores para diferentes tipos de materiais, incentive a reciclagem por parte dos hóspedes, utilize materiais reciclados na decoração e nos produtos do seu negócio.

3. Aposte em energias renováveis e mobilidade elétrica

Para uma maior eficiência e redução de emissões, pode colocar em prática algumas recomendações de turismo sustentável:

– Energias Renováveis: Invista em painéis solares, turbinas eólicas ou outras fontes de energia renovável para reduzir a sua dependência de combustíveis fósseis, incentive o uso de energia renovável entre os seus parceiros na comunidade local.

– Mobilidade Elétrica: Utilize veículos amigos do ambiente, ofereça aos seus hóspedes opções de transporte elétrico, como bicicletas ou trotinetes; instale pontos de recarga para veículos elétricos; faça parcerias com empresas de aluguer de veículos elétricos.

4. Apoie a comunidade local

É igualmente importante manter um papel ativo de responsabilidade social. Nesse sentido, deve contribuir para o bem-estar da comunidade local, tanto mais que é reconhecida a importância dessas comunidades para o sucesso dos negócios turísticos.

Algumas boas práticas de turismo sustentável passam por priorizar a compra de produtos e serviços de fornecedores locais, incentivar os hóspedes a comparem produtos regionais, promover a cultura e as tradições locais ou apoiar eventos e festivais locais.

5. Crie empregos mais sustentáveis

Um modelo de negócio mais sustentável envolve a satisfação dos trabalhadores. Para tal, pode começar por apostar na requalificação de trabalhadores desempregados, na oferta de contratos fixos ao longo de todo o ano, e na garantia de melhores condições de trabalho.

Muitos dos fundos europeus para o turismo destinam-se a fomentar a criação de emprego, formação profissional e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Lembre-se que as pessoas são o motor efetivo da mudança para o turismo sustentável. 

6. Garanta maior acessibilidade

O desenvolvimento do turismo sustentável foca-se na gestão do turismo de modo a garantir benefícios económicos, sociais e ambientais a longo prazo para todos. Por esse motivo, é tão importante tornar os destinos turísticos acessíveis.

Trata-se simultaneamente de um ato de responsabilidade social e de uma oportunidade de negócio, ao permitir diversificar o universo de visitantes e, assim, aumentar as receitas e a competitividade do destino turístico.

Para oferecer maior acessibilidade não só a pessoas com deficiência, mas a grávidas, famílias com crianças e pessoas seniores, pode:

  • Eliminar barreiras físicas, como degraus, ou portas estreitas;
  • Disponibilizar materiais informativso em diferentes formatos, Braille, áudio, vídeo e texto; 
  • Formar os seus colaboradores para atender às necessidades de pessoas com deficiência;
  • Criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor.

7. Avance em direção à digitalização

Por fim, não se esqueça de optar por recursos digitais para guardar informações, comunicar com o seu público-alvo e clientes, e processar reservas ou pagamentos. Desta forma, evita que os seus documentos se percam e que tenha gastos desnecessários de papel.

Pode implementar estratégias como utilizar um sistema de reservas online, permitir o check-in e check-out online, divulgar informações sobre os seus serviços, a região e atividades disponíveis no seu site, e utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.

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