Não é apenas uma questão de lucros e sucesso: tratar os colaboradores como clientes é essencial para a sobrevivência do negócios. Conheça 5 razões para apostar na motivação e retenção dos seus trabalhadores.
O sucesso de uma empresa não depende apenas dos clientes. São os colaboradores, contrariamente aos que muito pensam, os principais responsáveis pelos resultados alcançados.
Os colaboradores constituem os principais embaixadores de uma marca. Não só constituem o primeiro contacto com os clientes, como também têm o poder de os influenciar.
O que pode isto significar para o seu negócio se os colaboradores se sentirem desmotivados, estagnados e/ou pouco apreciados?
Pode resultar que eles influenciem negativamente clientes e conhecidos, falando mal do ambiente de trabalho, do produto ou serviço, o que terá naturalmente o efeito negativo na imagem da sua empresa.
Por isso, é tão importante cuidar dos colaboradores, criar um bom clima organizacional, proporcionar oportunidades de crescimento e reconhecer o bom trabalho.
Segundo um estudo da Harvard Business Review, colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.
Por esse motivo, tratar os colaboradores como clientes é uma estratégia tão ou mais eficaz do que investir nas relações com os próprios clientes.
5 razões porque deve tratar os colaboradores como clientes
Oferecer uma boa experiência de trabalho faz toda a diferença para reter profissionais e captar os melhores talentos. Aqui ficam 5 vantagens de tratar os colaboradores como clientes para o seu negócio:
1. Aumenta a produtividade
Um colaborador desmotivado não está disposto a vestir a camisola pela empresa e não tem interesse em cumprir os objetivos ou a esforçar-se para alcançar resultados.
Por outro lado, um colaborador que se sinta valorizado, que perceba que a sua participação é importante e que receba incentivos para o seu crescimento pessoal, vai dar o melhor de si e, consequentemente, ser mais produtivo.
2. Reduz a rotatividade dos funcionários
A troca constante de funcionários é bastante prejudicial para as empresas – com os custos inerentes para a captação e a formação de novos colaboradores, a maior lentidão dos processos de trabalho e redução da produtividade.
Por isso, garantir que os funcionários atuais estão satisfeitos e desejam permanecer na empresa é a melhor opção para reter talento e evitar custos com processos de seleção e contratação.
3. Diminui a quantidade de faltas
Colaboradores pouco satisfeitos tendem a faltar mais, seja pelo stress causado no trabalho, o mau ambiente entre os colegas ou por simples falta de motivação em comparecer.
Para reduzir o índice de absentismo numa empresa, podem-se adotar várias estratégias motivadoras, como a oferta de benefícios aos empregados assíduos e programas de atividades físicas para melhorar a produtividade.
4. Melhora o empenho e o atendimento aos clientes
Imagine um funcionário que se compromete com as tarefas e que garante a qualidade do serviço ou do atendimento prestado sem que tenha de ser cobrado por isso.
Imagine um funcionário que atende os clientes com um sorriso no rosto e que, além de conseguir cativá-los, consegue conquistá-los.
Um funcionário assim só se torna real se estiver satisfeito com o seu trabalho e sentir que está na empresa e na função certa. Ao tratar os colaboradores como clientes, ajuda a aumentar a motivação da equipa e garante melhores resultados.
5. Tem efeitos positivos na imagem da empresa
A satisfação no trabalho pode-se tornar num atributo competitivo para estabelecer a imagem e o posicionamento de uma empresa, e até para adotar uma estratégia de employer branding como forma de atrair talento altamente qualificado.
Como garantir funcionários satisfeitos
Algumas formas de tornar os funcionários mais felizes e realizados com o trabalho passam por reconhecer as suas necessidades e procurar atendê-las.
Quer seja garantido um bom ambiente de trabalho, proporcionando oportunidades de crescimento profissional, oferecendo uma remuneração atrativa ou recompensando o bom desempenho, é importante garantir boas condições de trabalho.
Além disso, é importante investir no bem-estar dos colaboradores, oferecendo programas de saúde e bem-estar, horários flexíveis e outras iniciativas que contribuam para um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal.
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