fbpx

Log In

Ainda não se registou? Registar agora

Esqueceu-se da password?

Registar

Teletrabalho no Turismo: Uma nova era de possibilidades

Trabalhar a partir de casa oferece uma liberdade sem limites. Mas será possível o teletrabalho no turismo? Quais os tipos de trabalho com este modelo no setor? Acompanhe as novas oportunidades para profissionais no turismo!

Se está à procura de uma carreira no turismo que ofereça liberdade, flexibilidade e a oportunidade de trabalhar a partir de qualquer lugar do mundo, o teletrabalho no turismo pode ser a solução ideal para si.

A pandemia COVID-19 impulsionou o teletrabalho a níveis nunca vistos. O que era antes uma opção para alguns, tornou-se uma necessidade para muitos.

Com o fim das restrições, muitos trabalhadores regressaram aos escritórios, mas a cultura do teletrabalho veio para ficar. E o turismo, um setor que tradicionalmente depende do contacto presencial, não ficou imune a essa mudança.

Embora o teletrabalho no turismo possa parecer incompatível com as funções do setor, a verdade é que existem várias oportunidades para trabalhar remotamente nesta área.


O papel da tecnologia no setor do turismo e hospitalidade


Atualmente aproximadamente
um milhão de portugueses fazem trabalho remoto, o que representa cerca de 19% dos profissionais empregados. 

O teletrabalho só é possível graças à evolução da tecnologia, que permite aos profissionais conectarem-se ao escritório e clientes de onde quer que estejam e a qualquer hora do dia.

As inovações tecnológicas têm também um impacto positivo ao nível dos serviços e das experiências proporcionadas no setor do turismo. Existem apps, plataformas e outras soluções digitais com o objetivo de prestar um apoio personalizado e focado nos viajantes.

A criação e reconfiguração dos serviços, que permitem, por exemplo, promover de forma segmentada destinos e produtos turísticos, partilhar conteúdos e facilitar a pesquisa e reservas dos turistas, abrem portas para novas oportunidades de emprego.

Hoje em dia, o atendimento direto ao público continua a ser importante, mas existem novas funções exercidas nos bastidores que fazem toda a diferença na experiência dos viajantes.

 

As vantagens do teletrabalho no turismo 


O teletrabalho no turismo é uma realidade cada vez mais presente no setor. As empresas que se adaptarem a esta nova realidade estarão mais bem posicionadas para
atrair e reter talentos, aumentar a produtividade e reduzir custos.

Para os profissionais, significa maior flexibilidade, autonomia e equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Para as empresas, o teletrabalho no turismo traduz-se no acesso a um pool de talentos mais amplo.

Esta é também uma oportunidade para aqueles que querem manter-se ligados ao setor do turismo e hospitalidade, através do apoio aos consumidores para reservar viagens promocionais ou alterar o horário de um voo, mas não abdicam do seu emprego de sonho.  

O futuro do trabalho no turismo será híbrido, combinando o trabalho presencial com o remoto. As empresas que abraçarem esta evolução têm mais hipóteses de prosperar num mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

 

Quais os empregos remotos em turismo


Já existem várias oportunidades de freelancing e teletrabalho em turismo e a tendência é que cresçam nos próximos anos. 

Listamos 6 profissões que podem ser realizadas remotamente e empresas que oferecem teletrabalho no turismo.

 

1. Marketing digital


Esta área tem sido cada vez mais importante no turismo para atrair visitantes, impulsionar as reservas, gerar visibilidade para a marca e fidelizar clientes. 

Um profissional em marketing digital é responsável por criar e gerir campanhas online, otimizar o website, analisar dados e acompanhar tendências, de forma a gerar tráfego e converter leads.

 

2. Atendimento ao cliente


O atendimento ao cliente tem evoluído a par das novas tecnologias. Como resultado, é possível prestar um apoio e aconselhamento eficaz e personalizado no digital, criando oportunidades de teletrabalho no turismo.

Algumas destas funções incluem responder a perguntas sobre reservas, roteiros e serviços, resolver problemas e fornecer informação adicional através de email, telefone ou chat online.

 

3. Gestão de redes sociais


A gestão de redes sociais é uma subárea do marketing digital que tem um papel determinante para promover produtos ou serviços, aumentar o alcance da marca e criar conexão com o público.

Para tal, um gestor de redes sociais cria conteúdo envolvente, interage com os seguidores, analisa métricas e gere anúncios nas plataformas. Tudo o que este profissional necessita é de um computador, acesso à internet e software especializado.

 

4. Desenvolvimento de produtos turísticos


Outra atividade que pode ser feita remotamente é o desenvolvimento de produtos turísticos. Esta área é importante para satisfazer as necessidades cada vez mais exigentes dos turistas e diferenciar as empresas no mercado.

Um profissional desta área dedica-se a criar e desenvolver novos produtos turísticos, como pacotes de viagem, roteiros e atividades para atrair os viajantes. Além disso, deve fazer a ponte com fornecedores e decidir o preço e condições da oferta.

 

5. Tradução 


No setor do turismo, é necessário assegurar comunicação com clientes internacionais, traduzir conteúdos para diferentes idiomas e manter a harmonia entre diferentes culturas. 

Um tradutor é uma peça-chave para expandir o negócio para outros mercados e atender as necessidades de clientes internacionais. Hoje em dia, é recorrente contratar estes profissionais como freelancers, sem a necessidade de um contacto presencial.

 

6. Consultoria de viagens


Cada vez mais os turistas procuram por experiências únicas e memoráveis. Um consultor de viagens permite personalizar as viagens e estadias, auxiliando na escolha do destino, recomendando alojamentos, voos e roteiros, e oferecendo apoio contínuo.

Esta é uma profissão com um grande potencial para o futuro do teletrabalho no turismo. Não apenas exige um nível de qualificações considerável, como promete impulsionar a oferta turística.

Alguns exemplos de empresas que oferecem teletrabalho no turismo:

  • Airbnb

  • Booking.com

  • Expedia

  • TripAdvisor

  • Google Tourism

 

As últimas oportunidades em Turismo estão na Bolsa de Empregabilidade


A parte mais desafiante na procura de trabalho é aceder às oportunidades certas na altura certa. E por mais que se faça uma pesquisa aprofundada, às vezes faltam os contactos.

A Bolsa de Empregabilidade faz a ponte entre candidatos e empresas de topo no setor do Turismo e Hospitalidade, para facilitar o processo de recrutamento. 

Todas as semanas partilhamos novas oportunidades de empregos e estágios para profissionais sem experiência, desempregados e candidatos que procuram mudar de área.

Espreite as vagas que temos para si e encontre a sua próxima oportunidade! Aposte numa carreira em constante evolução e com elevada empregabilidade.