fbpx

Log In

Ainda não se registou? Registar agora

Esqueceu-se da password?

Registar

Trabalhar em hotelaria: conheça os setores e profissões

Está a considerar trabalhar em hotelaria? Este é um setor muito atrativo para profissionais sem experiência. Descubra as profissões com maior empregabilidade e comece a planear a sua carreira.

O setor da hotelaria oferece cada vez mais saídas profissionais e vagas por preencher. Além disso, trabalhar em hotelaria deixou de ser apenas uma opção sazonal.

Há mais negócios e estabelecimentos a procurarem profissionais durante todo o ano. A razão deve-se à falta de trabalhadores no setor, aliada ao crescimento do número de turistas no país.

Faltam cerca de 15 mil trabalhadores em hotelaria, segundo a Associação Hoteleira de Portugal. Por outro lado, Portugal registou 27,7 milhões de hóspedes e 76 milhões de dormidas nos primeiros 10 meses de 2023 – um crescimento observado através de dados do INE.

Trabalhar em hotelaria tornou-se uma vantagem para quem procura emprego garantido, perspetivas de crescimento e uma experiência desafiante.

 

Porquê trabalhar em hotelaria?


Além da elevada empregabilidade, trabalhar em hotelaria garante uma
porta de entrada para profissionais sem formação ou experiência

Embora existam funções que requerem qualificações específicas, muitos empregos na área aceitam candidatos sem experiência técnica e oferecem formação inicial

Outra vantagem de trabalhar em hotelaria é a possibilidade de se conciliar com outra atividade. Quer seja para terminar os estudos, obter um rendimento extra ou fazer um compasso de espera na procura por novas oportunidades.

Além disso, a contínua expansão do setor traz mais oportunidades de carreira, maior variedade de profissões e perspetivas de crescimento para reter os profissionais.

Como resultado, muitas empresas estão a apostar em melhorar as condições de trabalho. Algumas estratégias passam por reforçar salários, oferecer acomodações aos funcionários, garantir formação e investir num bom ambiente de trabalho.

 

Quais os principais requisitos para trabalhar em hotelaria?


O foco da hotelaria – trate-se de uma pousada, resort ou casa de campo – é proporcionar uma experiência única e agradável aos seus hóspedes. 

Por isso, esta carreira abrange uma ampla gama de habilidades, qualificações e experiências. 

Profissionais culinários, anfitriões acolhedores, especialistas em engenharia, artistas de animação – todos são importantes para elevar a qualidade do serviço.

Alguns requisitos e características necessárias para trabalhar em hotelaria incluem:

  • Escolaridade mínima obrigatória ou Formação Superior;

  • Noções básicas de Informática;

  • Conhecimentos ou fluência em línguas;

  • Boa comunicação e apresentação;

  • Habilidades interpessoais;

  • Proatividade e adaptabilidade;

  • Saber trabalhar em equipa;

  • Boa gestão de conflitos;

  • Empatia e orientação para o cliente;

  • Atenção aos detalhes.

 

9 profissões com maior empregabilidade em hotelaria 


O melhor de trabalhar em hotelaria é que, independentemente da posição por onde se comece, existe um enorme potencial para subir na carreira. Conheça as profissões no setor em que vale a pena apostar!

 

1. Rececionista


Dada a necessidade em acolher os hóspedes e mediar as suas interações, os rececionistas estão normalmente presentes em hotéis de todos os tamanhos e outros alojamentos.

Este profissional é responsável por atender os hóspedes na receção do hotel, realizar check-ins e check-outs, fornecer informações sobre serviços e responder a solicitações. O seu objetivo é garantir a satisfação e conforto dos hóspedes.

 

2. Empregado de Mesa


A procura por empregados de mesa para o atendimento turístico é constante nos dias de hoje. É uma função aparentemente simples, mas muito desafiante e, por isso, cada vez mais valorizada.

O empregado de mesa é responsável por servir alimentos e bebidas aos clientes nos restaurantes ou áreas de refeições do hotel. 

 

3. Camareiro


Com a necessidade contínua de manter quartos limpos e agradáveis, os camareiros são essenciais em qualquer estabelecimento de alojamento.

Os camareiros estão encarregados da limpeza e arrumação dos quartos, reposição de amenities e cuidado com a apresentação geral dos espaços de alojamento.

 

4. Técnico de Manutenção


A manutenção de instalações é crucial e profissionais qualificados são sempre necessários para garantir o bom funcionamento de equipamentos e infraestruturas.

Por isso, os técnicos de manutenção são tão importantes para realizar reparações e manutenção preventiva nas instalações físicas do hotel, garantindo o bom funcionamento de equipamentos e sistemas.

 

5. Chef de Cozinha


Esta é uma das profissões mais atrativas para quem quer trabalhar em hotelaria. Isto porque há uma procura elevada por chefs talentosos, especialmente em restaurantes de alta qualidade, o que resulta na oferta de melhores condições salariais e perspetivas de carreira. 

Um chef de cozinha é responsável pela gestão da cozinha, planeamento de cardápios, coordenação da equipa de cozinha e garantia da qualidade dos pratos servidos.

 

6. Barman/Barwoman


Muitos hotéis e alojamentos integram bares e procuram bartenders para oferecer experiências memoráveis aos hóspedes.

Um barman (ou barwoman) é responsável por preparar e servir bebidas no bar do hotel, atendendo os pedidos dos clientes e, se necessário, orientando e explicando a composição dos drinks. A missão deste profissional é criar um ambiente de descontração e boa energia.

 

7. Chefe de Sala


A coordenação eficiente de um serviço de restaurante é vital para assegurar uma experiência gastronómica positiva e sem percalços. Os chefes de sala são uma peça chave para alcançar essa harmonia.

Além de supervisionarem o funcionamento do restaurante, coordenam a equipa de empregados de mesa e certificam-se da qualidade e eficiência do atendimento.

 

8. Agente de Reservas


Com o aumento da concorrência, estes profissionais são cada vez mais procurados para impulsionar as vendas e gerir as reservas de hotéis e alojamentos.

Um agente de reservas é responsável por liderar a estratégia de vendas, o que significa gerir as reservas e otimizar a ocupação do estabelecimento. Para isso, devem desenvolver ações de marketing, analisar o mercado, colaborar com outros departamentos e negociar parcerias. 

 

9. Gestor de eventos


Existem também hotéis e alojamentos com espaços e auditórios destinados a eventos. Na verdade, essa pode ser uma fonte significativa de receitas para muitos negócios.

Um gestor de eventos organiza e coordena eventos realizados nas instalações de alojamento, desde reuniões de negócios, conferências até casamentos ou outros eventos festivos.

 

Já conhece as oportunidades em hotelaria da Bolsa de Empregabilidade?


Recentemente a Bolsa de Empregabilidade, com +7 anos de experiência em feiras de emprego nas áreas do Turismo e Hospitalidade, deu um salto para o digital e criou uma
Plataforma de Recrutamento Online.

O objetivo continua o mesmo: aproximar os candidatos dos recrutadores, sem obstáculos de comunicação ou burocracias pelo meio. A única diferença é que agora disponibilizamos oportunidades no setor 365 dias por ano através da nossa plataforma, onde pode:

  • Contactar os recrutadores por mensagem;

  • Receber notificações das últimas vagas;

  • Fazer o acompanhamento da candidatura.

 

Procure as últimas vagas em hotelaria na plataforma da Bolsa de Empregabilidade!