Para quem procura um emprego garantido e está a iniciar-se no mercado de trabalho, o setor da restauração ainda constitui uma ótima porta de entrada. Esta é uma área que tem sempre oportunidades e está a evoluir.
Estima-se que metade dos restaurantes não tenham trabalhadores suficientes para assegurar a qualidade do serviço, segundo um inquérito realizado pela AHRESP.
Por isso, trabalhar em restauração é atualmente uma das carreiras com maior empregabilidade. Sem falar que há cada vez mais negócios dispostos em investir no setor e oferecer melhores regalias para atrair colaboradores.
Mas será que compensa trabalhar em restauração? E será que o seu perfil se encaixa nesta carreira? Saiba tudo o que precisa antes de tomar uma decisão!
Quais os benefícios de trabalhar em restauração?
O maior benefício de trabalhar em restauração é a elevada empregabilidade do setor. Há sempre vagas disponíveis e mesmo que não encontre um anúncio de emprego, basta entregar o currículo nos restaurantes perto de si para surgir uma oportunidade de entrevista.
Mas existem ainda outros três motivos que levam os profissionais a trabalhar em restauração:
- Na maior parte do casos, não necessitam de experiência e formação prévia. Devido à escassez de trabalhadores no setor, as empresas em restauração disponibilizam-se a ensinar as competências técnicas necessárias.
- Têm acesso a perspetivas de futuro a nível profissional. A contínua expansão do setor traz mais oportunidades de carreira e crescimento, assim como incentivos financeiros e não financeiros para reter os profissionais.
- Podem conciliar com outras atividades. Quer seja para terminar os estudos, obter um rendimento extra ou fazer um compasso de espera na procura por novas oportunidades.
Como é a rotina de trabalho em restaurantes?
Quer esteja no atendimento, na cozinha ou na recolha de louça e limpeza de mesa, o ritmo de trabalho é dinâmico e acelerado. Trabalhar em restauração envolve gerir várias tarefas e garantir a satisfação dos clientes com boa comida e bebidas.
Além disso, pode ser necessário trabalhar horas extras, em datas festivas ou quando existem eventos de clientes. Os horários costumam ocupar o tempo das refeições e ser repartidas pela manhã e final da tarde. Poderá trabalhar por turnos ou ter um horário fixo.
É também normal trabalhar nos fins de semanas, feriados e época festivas. Existem três regimes de carga de horário e contrato: full-time, part-time e freelancer. Não é incomum trabalhar-se entre 10 a 12 horas por dia para garantir um salário mais alto.
A parte positiva de trabalhar em restauração é o feedback imediato dos clientes. Saber que o nosso trabalho árduo contribui para deixar as outras pessoas felizes é recompensador.
Conheça os principais requisitos para trabalhar em restauração
As tarefas em restauração são normalmente bastante simples, o difícil é conseguir gerir todas ao mesmo tempo. A única forma de aprender é com a prática.
Por isso, não há muitos requisitos para trabalhar em restauração. Mas toda a experiência é válida e quanto mais qualificações tiver, maiores as oportunidades de sucesso e crescimento.
Alguns requisitos e características necessárias para trabalhar em restauração incluem:
- Escolaridade mínima obrigatória;
- Gestão de tempo;
- Conhecimentos de línguas;
- Boa apresentação;
- Capacidade de comunicação;
- Proatividade e adaptabilidade;
- Saber trabalhar em equipa;
- Resolução conflitos;
- Empatia e orientação para o cliente;
- Atenção aos detalhes.
De notar que para certas posições como chef de cozinha ou gestor, é exigida formação profissional ou superior, assim como experiência comprovada.
9 tipos de profissões em restauração
O melhor de trabalhar em restauração é que, independentemente da posição por onde se comece, existe um enorme potencial para subir na carreira. Conheça as profissões no setor em que vale a pena apostar!
1. Auxiliar de cozinha
O auxiliar de cozinha é uma peça fundamental nos bastidores do restaurante. Este profissional prepara os ingredientes, organiza a cozinha, auxilia o cozinheiro e garante a higiene do ambiente. Por isso, é a base para o sucesso da equipa.
2. Cozinheiro
No fundo, o cozinheiro é quem confeciona e atesta a qualidade e sabor dos pratos que chegam à mesa dos clientes. Para isso, utiliza técnicas de culinária e a sua criatividade para transformar os ingredientes à sua disposição em pratos deliciosos.
3. Chef de cozinha
A elevada procura por chefs talentosos e a oferta de melhores condições salariais e perspetivas de carreira, torna esta profissão atrativa para quem quer trabalhar em hotelaria. O chef de cozinha é responsável por comandar a equipa, criar o menu, gerir o stock e garantir a qualidade dos pratos servidos.
4. Empregado de mesa
Esta é uma função aparentemente simples, mas muito desafiante e, por isso, cada vez mais valorizada. Tem como funções receber, acomodar, atender, servir e finalizar o atendimento, proporcionando uma experiência agradável aos clientes.
5. Chefe de sala
O chefe de sala assegura a harmonia no atendimento e que tudo corre sem percalços. Além de supervisionar o funcionamento do restaurante, coordena a equipa de empregados de mesa e certifica-se da qualidade e eficiência do atendimento.
6. Barman/Barwoman
É quem dá animação ao bar. Mais do que preparar bebidas, explicar a sua composição aos clientes e atender os clientes, este profissional faz do ritual de agitar a bebida, despejar o líquido nos copos e pincelar o copo com uma rodela de limão – Um verdadeiro espetáculo.
7. Barista
O barista é o especialista do café. É responsável por preparar com rigor e técnica cafés expressos, cappuccinos, lattes e outras bebidas quentes, encantando os clientes com sabores e aromas únicos.
8. Pasteleiro
Sim, também pode fazer falta um pasteleiro num restaurante. É este profissional quem adoça a visita dos clientes através de sobremesas irresistíveis. Também é responsável por confecionar salgados e pão.
9. Gestor de restaurante
O gestor de restaurante é o maestro do estabelecimento. Gere o negócio como um todo, desde as finanças, até ao marketing, garantindo o sucesso do restaurante e a satisfação dos clientes.
Procura trabalho em restauração? Aceda às vagas da Bolsa de Empregabilidade
Há centenas de oportunidades em turismo e hospitalidade na Plataforma da Bolsa de Empregabilidade. Sejam contratos full-time ou estágios profissionais, pode candidatar-se e contactar diretamente os recrutadores.
A Bolsa de Empregabilidade realiza parcerias há mais de 7 anos com as melhores empresas do setor para trazer até si oportunidades exclusivas.
Comece a procurar as últimas vagas do setor e garanta que a sua hora chegou!