7 vantagens de participar em eventos offline para a sua empresa

Saiba porque deve participar em eventos corporativos. Desde o aumento da notoriedade na indústria, à captação de clientes e parceiros, são vários os benefícios.

Ao contrário do que muitos pensam o marketing offline não está a morrer. Pelo contrário, continua a dar cartas e a ser uma estratégia importante para cobrir todos os pontos de contacto com o público e garantir um maior alcance.

Por isso, o ideal não é optar entre o online e o offline. Recorrer às duas estratégias, conforme os objetivos, traduz-se numa prática mais eficiente. E se o objetivo for aplicar o networking com vista às oportunidades futuras, participar em eventos offline pode ser um fator diferencial na altura de escolher qual a melhor estratégia.

Eventos como conferências, congressos, palestras, workshops e outros encontros, servem de vitrine para profissionais e empresas mostrarem os seus produtos e o que de melhor sabem fazer, além de proporcionarem o contacto com outros colegas e parceiros dentro da mesma área de atuação. 

Participar nestes encontros traz vantagens únicas e garante um alcance que não é totalmente abrangido pela presença digital. Conheça os maiores benefícios que pode obter através deles:

 

1. Partilha de soluções e conhecimentos

Já lhe aconteceu perder oportunidades por falta de conhecimento? Talvez esteja em busca de melhores ferramentas de marketing ou de um processo financeiro mais eficiente, até pode já ter uma ideia do que quer, mas estar confuso quanto ao próximo passo a dar.

Geralmente a Internet é um bom sítio para nos informarmos, o único senão é o excesso de dados e fontes que dispõe. Para uma escolha informada é muitas vezes importante ouvir a opinião de alguém que lidou com a sua dor e conseguiu superá-la. E essa oportunidade pode surgir nos eventos offline.

Ao participar neste tipo de eventos, poderá conversar pessoalmente com empresas que oferecem produtos e serviços da sua área de atuação para descobrir novidades e entender os prós e contras das suas ofertas. As experiências dos outros servirão não só como inspiração, mas também como lição para não cometer os mesmos erros. 

 

2. Oportunidades de networking

Nunca é demais reforçar a importância do Networking. Todas as oportunidades aproveitadas para o aplicar valem ouro, e os eventos que reúnem centenas e milhares de profissionais e empresas da mesma área, não são exceção. Nestes eventos está mais do que autorizado a tirar o seu cartão de apresentação do bolso e a entregá-lo aos novos contactos que fizer. Há tempo para conversar sobre as novidades, tirar dúvidas e fazer novas amizades profissionais. 

 

3. Novos negócios e parcerias

Inscrever-se nestes eventos tem normalmente um custo associado, quer seja para expor a sua marca num stand personalizável, quer seja para garantir a participação de alguns dos seus colaboradores. Por esse motivo, quem participa neles espera um retorno do seu investimento. E um dos maiores retornos que se pode obter é sem dúvida a formação de parcerias e acordos, com vista a alavancar os negócios.

Fazer parte destes eventos oferece a vantagem de se saber que os outros participantes têm os mesmos interesses e estão também à procura de oportunidades, o que facilita a comunicação e a partilha de problemas e soluções.

 

4. Contacto mais próximo com clientes

Esta é uma boa forma de conhecer a realidade dos seus clientes. A interação pessoal fomenta um contacto mais direto e a possibilidade de feedback imediato. As conversas que podem surgir ao nível das necessidades e opiniões de consumidores e prospects (potenciais clientes) são um extra às análises do comportamento online e podem revelar informações novas.

Com as novas informações obtidas nestes encontros presenciais, é mais fácil saber o que há para melhorar nos seus produtos e definir uma estratégia melhorada.

 

5. Otimização do processo de venda

As empresas que participam em eventos profissionais sabem que é muito habitual encontrarem-se com clientes e potenciais consumidores nestes sítios.

Isto representa não só uma oportunidade de os conhecer pessoalmente, como também de estreitar a relação comercial com eles, e, como último objetivo, de otimizar o processo de vendas. Aproveite para avisar aos seus clientes quando participar em algum evento e aumente as probabilidades de ser procurado por eles.

 

6. Promoção da marca

Seja qual for o tipo de evento, esta é uma ocasião para alcançar novos profissionais e empresas da sua empresa num ambiente favorável ao empreendedorismo e troca de ideias. Por isso, faça uso de stands personalizados para divulgar a sua marca, mostre todas as vantagens dos seus produtos, e não deixe passar a oportunidade de introduzir o seu negócio a potenciais parceiros e clientes. 

 

7. Aprendizagem e atualização de conhecimentos

Não só para fazer contactos servem estes eventos. Participar em palestras, workshops, aulas e outros eventos onde há a distribuição de conhecimentos, dá acesso ao propósito a que se propõem: agregar capital intelectual e atualizar os profissionais acerca das novas práticas e tendências de mercado

Muitos destes eventos são apresentados e reúnem figuras de peso no mercado, das quais podemos ir buscar ensinamentos valiosos. 

 

Por onde começar?

Então, para resumir, investir em eventos offline aumenta a visibilidade do negócio e gera oportunidades para partilhar conhecimentos, formar parcerias e fazer vendas. Já tem o seu calendário de eventos criado para o próximo ano?

A Bolsa de Empregabilidade organiza todos os anos feiras de emprego, palestras, formações e outras iniciativas ligadas ao empreendedorismo no Turismo. O objetivo é ligar profissionais e dinamizar o setor. Seja qual for o seu objetivo, vai encontrar várias oportunidades de negócio nos seus nossos eventos.