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Imagem de vários membros de uma equipa a reunirem-se no escritório. A imagem representa como o networking empresarial pode levar à captação de mais oportunidades, ideias e parcerias para as organizações.

Networking Empresarial: 7 dicas para criar conexões valiosas

Ainda não sabe como tirar partido do networking empresarial? Esta expressão suscita-lhe dúvidas? Descubra como utilizar a sua rede de contactos para encontrar novas soluções e fazer prosperar o seu negócio.

Ainda não sabe como tirar partido do networking empresarial? Esta expressão suscita-lhe dúvidas? Descubra como utilizar a sua rede de contactos para encontrar novas soluções e fazer prosperar o seu negócio.

Conhece alguém que fez parte de um projeto profissional inovador, descobriu um benefício fiscal, formou uma parceria, ou teve acesso a algum tipo de oportunidade através de uma conexão? Isso tem um nome, e não é “coincidência”, mas sim networking.

O networking empresarial é hoje uma estratégia essencial para muitas organizações. Permite não só conectar pessoas certas ao seu negócio, desenvolver uma boa relação com clientes, fornecedores e parceiros, mas também atrair todo o tipo de oportunidades.

Até recentemente, muitos negócios dependiam de contactos pré-estabelecidos para manter parcerias e formar novos acordos. Contudo, atualmente, várias empresas estão a adotar o networking como uma estratégia competitiva e de crescimento.

Se bem feito, o networking empresarial pode abrir-lhes as portas a muitas oportunidades, aceder a novos mercados, obter leads qualificados e parcerias comerciais.

O que é o Networking Empresarial

Networking é um termo inglês que pode ser traduzido como “rede de contactos” ou “rede de negócios”. Na prática, é o potencial de alargar e reforçar as suas conexões e relações para obter benefícios.

O objetivo do networking empresarial é construir um sistema de suporte, seja com clientes, fornecedores ou parceiros, onde possa retirar oportunidades para o seu negócio.

Praticar networking empresarial pode ser tão simples quanto trocar uma ideia interessante durante uma reunião, entregar o cartão de visita durante uma conferência, ou enviar uma mensagem de acompanhamento a um parceiro ou cliente.

Para criar conexões significativas e bem-sucedidas, é importante investir tempo e energia em atividades e eventos de networkings. Foque-se também em acrescentar valor aos seus contactos, como forma de estreitar de laços – lembre-se que uma boa relação implica reciprocidade.

Qual é a importância do Networking Empresarial

Porquê fazer networking empresarial? Porque o networking permite encontrar novos clientes, melhorar a relação com parceiros empresariais, gerar mais oportunidades de negócio – tudo isso de uma forma que não é possível somente com uma estratégia de marketing digital.

Alguns dos benefícios a serem colhidos pelas empresas quando praticam networking empresarial incluem:

  • Aprofundar relações com clientes;
  • Melhorar o reconhecimento da marca;
  • Aumentar a visibilidade do negócio;
  • Gerar oportunidade de negócios e parcerias;
  • Auxiliar na realização de análises de mercado e fornecer informações atualizados sobre o nicho em que se atua;
  • Aumentar a produtividade por meio da troca de ideias e melhores práticas;
  • Realizar vendas.

Quer saber como tirar máximo proveito do networking empresarial? Partilhamos 7 estratégias aplicar de forma a impulsionar o seu negócio, ter maior alcance, aceder a informações privilegiadas e conquistar novos parceiros e clientes.

7 Estratégias de Networking Empresarial para impulsionar o seu negócio

1. Não espere para precisar de ajuda

Um erro comum entre profissionais é só recorrerem ao networking quando precisam de ajuda. Antes que surja a necessidade, invista em contactos relevantes. Evite só recorrer aos seus contactos para pedir favores.

2. Defina o público-alvo

Faça uma lista das pessoas que quer conhecer e de formas como as pode alcançar (por exemplo, através das redes sociais) é um dos primeiros passos para o networking empresarial.

Não é necessário preocupar-se imediatamente com a quantidade dos contactos. Mais do que quantidade, o que importa é a qualidade no processo de fazer networking.

3. Foque-se na linguagem e nas necessidades das pessoas

A linguagem é um instrumento importante para causar boa impressão. Uma linguagem corporal positiva, assim como um tom de voz e um vocabulário cuidados, passam a imagem de cordialidade, gentileza e educação, qualidades valorizadas pelos outros.

Além da linguagem verbal e corporal, deve-se também atentar ao discurso passado. Conteúdos claros, diretos, de fácil compreensão, e que ainda agregam conhecimento, têm melhores resultados entre o público.

4. Ouça o que outro tem a dizer

Ter a humildade de admitir que não sabe tudo, estar disposto a aprender e a ouvir com atenção os outros, sem impor a sua opinião, é uma atitude altamente apreciada e que cria melhores ligações.

Fazer networking empresarial é precisamente isso: saber ouvir, dar abertura para que os outros se queiram comunicar connosco, especialmente se o objetivo for aprender com as experiências dos colegas de mercado e incorporar soluções para os negócios.

5. Invista em relações de longo prazo

As relações tendem a tornar-se mais benéficas com o passar do tempo. Ao amadurecerem surge a confiança e a afinidade necessárias para começar a haver intercâmbio de conhecimentos, insigths e soluções práticas.

Por isso, é mais importante investir em relações duradouras do que buscar gratificação imediata das suas ligações.

6. Mantenha a comunicação regular

Já falámos aqui que conhecer muitas pessoas não basta. É preciso conquistá-las e ganhar-lhes confiança, é preciso cultivar as relações através de contacto frequente, partilha de informação, conversas e encontros.

Lembre-se de atualizar com frequência os seus contactos, quer seja por mensagens, quer seja através das redes sociais. Quando tiver alguma oportunidade que possa interessar a alguém da sua rede, não se esqueça de partilhar – desta forma não será esquecido.

7. Participe em eventos 

Já ouviu a frase: “Quem não é visto, não é lembrado?” Para que conheçam o seu negócio, e sobretudo para que se importem consigo, é importante estar presente nos encontros e eventos relevantes ao seu setor.

Participe em feiras, congressos, palestras, apresentações e outros eventos da sua área. Aproveite para se conectar a outros profissionais e encare a sua presença com uma oportunidade de aumentar a visibilidade do seu negócio.

Como fazer networking nas Feiras da Bolsa de Empregabilidade

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