Ideias Criativas para um Jantar de Empresa Memorável

Quer oferecer um jantar de empresa divertido, dinâmico e, sobretudo, inesquecível? Atente às nossas dicas. Às vezes não é preciso muito para fazer os seus colaboradores felizes.

Os trabalhadores dão mais importância aos jantares de empresa do que se crê. Para eles é um plus aos benefícios emocionais que a empresa oferece, pois demonstra preocupação e atenção com os colaboradores

Pode inclusive ser visto como um fator diferencial em relação a outras empresas que não apostam tanto em eventos de confraternização.

Se o objetivo for reforçar o team building e criar envolvimento, os jantares de empresa são o ambiente propício a isso. Este tipo de dinâmicas oferece momentos de descontração e leveza que ajudam a fortalecer relacionamentos e a criar um melhor clima organizacional.

É sempre bom aproveitar também estes eventos para reconhecer profissionais e motivá-los para as próximas etapas. Lembre-se: trabalhadores apreciados são trabalhadores felizes. 

E, agora, por onde começar? Veja as nossas dicas para criar um jantar de empresa verdadeiramente memorável que vai deixar os seus colaboradores ansiosos para o próximo:

 

1. Atividades para fortalecer o espírito de equipa

Como planear uma refeição interessante? A ideia aqui não é organizar um jantar onde ninguém converse entre si e o foco esteja exclusivamente na comida. Por isso, é preciso adicionar alguma componente que ponha as pessoas a interagirem, aproveitando também para criar um pouco de team building. Algumas atividades podem passar por:


  • Bingo

Brincadeiras que servem para quebrar o gelo e que, ao mesmo tempo, oferecem recompensas, prometem animação e descontração.

  • Show de Talentos

Há mais talentos escondidos pela sua organização do que possa imaginar. E não apenas talentos a nível profissional. Seria divertido descobrir que tem colaboradores que cantam bastante bem, outros que seriam perfeitos para entrarem no programa Ídolos e porem a audiência a rir com as suas vozes desafinadas, e outros ainda que fazem uma imitação perfeita de atores como o Schwarzenegger

  • Cenário Apocalipse

Peça a toda a gente para imaginarem um cenário de apocalipse e escreverem num pedaço de papel como passariam o seu último dia vivos na Terra. Depois cada equipa deve escolher um papel e adivinhar quem o escreveu. É uma boa forma para os seus colaboradores se conhecerem melhor e darem umas boas gargalhadas com as respostas que possam surgir.

  • Jogo Startup

Um exercício que combina diversão e criatividade. Desafie os seus funcionários a criar uma startup em 10 minutos e a apresentar a ideia ao resto do grupo. Pode dividi-los em pares ou em grupos maiores. 

  • Quiz de perguntas

Que tal um quiz de perguntas que envolvam curiosidades sobre a empresa ou sobre um novo produto prestes a ser lançado? Para tornar o desafio mais interessante e incitar um pouco de espírito competitivo (saudável, claro), pode também atribuir prémios aos vencedores. Prepare todo o tipo de questões aleatórias para instigar a equipa e não haver desvantagem entre ninguém. 

 

2. Jantares temáticos

Eventos que se destacam pelo detalhe e originalidade são por vezes os que mais nos marcam. Também são os que dão mais trabalho, é bem verdade, mas o resultado alcançado acaba por compensar. 

Já pensou qual seria a reação dos seus colaboradores se organizasse uma noite de disfarces, como um baile de máscaras, ou com temas dedicados aos super-heróis, anos 80 e personagens de Hollywood? Esse jantar ficar-lhes-ia certamente na memória.

Uma outra ideia criativa seria aproveitar a ocasião para celebrar um aniversário, festejar feriados (como o Halloween, Magusto, Carnaval, Caça aos ovos na Páscoa, Barbeque no Verão), ou para recompensar os funcionários através de uns Óscares da empresa.

 

3. Aposta no entretenimento

Um pouco de entretenimento nunca fez mal a ninguém. Aliás, é recomendado se o objetivo for que as pessoas não passem o jantar inteiro agarradas ao telemóvel. Aqui ficam algumas sugestões para tornar o serão mais animado:

  • Karaokê

A ideia é mesmo destruir inibições e arrancar umas boas risadas. Quanto mais os colegas se conseguirem soltar entre si e deixarem de lado as formalidades do ambiente de trabalho, mais empatia e laços se criam.  

  • Stand-up Comedy

Nada cria mais descontração e afinidade numa sala do que uma boa rajada de piadas para rir.

  • Atuação ao vivo

Para começar o jantar em grande e com boa-disposição, porque não apresentar um espetáculo de música ou dança ao vivo? É quase certo que os presentes vão ficar entusiasmados por ali estar.

 

4. A conquista pelo estômago

É preciso admitir: a comida e as bebidas desempenham sempre um papel fulcral neste tipo de eventos. Para apimentar um pouco as coisas, pode dar a provar pratos de diferentes nacionalidades. Talvez um jantar dedicado à cozinha japonesa, ou mexicana, indiana, nepalesa, tailandesa, há várias opções a escolher – pergunte aos seus colaboradores o que preferem ou faça-lhes uma surpresa.

Outra ideia será fazer uma feira de comida, com rolotes e barracas, onde até pode convidar um músico ou artista para entreter.

 

25 Ideias Originais e Fáceis para o Próximo Jantar de Natal na sua empresa

Quer oferecer um jantar de natal diferente para a sua equipa? O fim de ano é a época das festas, do espírito natalício que reflete energias positivas, solidariedade e conforto. 

Muitos dos seus trabalhadores estão à espera desta ocasião para passarem um bom momento e serem recompensados pelo bom desempenho.

Para o ajudar nessa tarefa, preparámos uma lista com 25 ideias originais e simples para uma noite inesquecível, e sem ter de exceder o seu orçamento!

 

1. Decoração do escritório

Antes de mais, porque não começar o serão com todos a decorarem o escritório usando enfeites de Natal? Desta forma, os seus colaboradores vão-se sentir mais envolvidos no evento, não apenas como meros expetadores ou recetores, mas também como parte integrante. Esta é uma prática que fomenta a união.

 

2. Competição de decoração de árvores de Natal

Para incitar o espírito competitivo de todos, aproveitando para os entreter com algo divertido, outra ideia é dividir a equipa por grupos e fazê-lo decorar pequenas árvores de Natal. Pode oferecer os enfeites ou avisar com antecedência para que venham prevenidos. Os trabalhos serão depois avaliados e aos melhores deve ser atribuído um prémio.

Uma dica: aproveite as árvores enfeitadas para a decoração de Natais futuros.

 

3. Amigo secreto  

A troca de presentes é um costume bem marcado no Natal. Mas não é mais interessante quando o presente recebido é uma completa surpresa? Sorteie aleatoriamente um amigo secreto para cada colaborador e encarregue-o de comprar um presente para ele (pode definir um preço limite ou deixar essa opção em aberto). No final, basta só abrirem os presentes e divertirem-se com a criatividade das ofertas escolhidas.

 

4. Cabaz de Natal

Um mimo para os seus colaboradores pode passar por oferecer um cabaz com bens alimentares e outros produtos que façam sentido, como cremes, loções, perfumes, enfeites de Natal, raspadinhas (porque não?), e até produtos da empresa. A ideia é também poderem partilhar esses produtos com a família.

 

5. Festa para pets

E porque não fazer também uma festa com os pets dos trabalhadores? Muitas organizações convidam as famílias para participar nestes encontros, mas esquecem-se dos pets. Esta seria uma boa altura para conhecer o gato que o seu colega tanto lhe fala.

Para garantir a segurança de todos, recomendamos que faça uma festa separada para gatos e cães, ou com o animal que mais colaboradores tenham. Ficam também as sugestões de preparar snacks e brinquedos para os pets, organizar uma competição do pet mais bem-vestido, e ainda fazer uma sessão fotográfica com pets, donos e com a figura do Pai Natal.

 

6. Animação para crianças

Além de convidar as famílias dos seus colaboradores, pode ainda preparar atividades para as crianças. Pinturas faciais, brincadeiras com balões, jogos e até uma visita do Pai Natal, vão proporcionar momentos de animação não só às crianças, mas também certamente aos pais.

 

7. Um jantar para o qual todos contribuem

Às vezes, não é preciso muito para fazer uma festa. No fundo, a felicidade desses eventos surge do convívio, da partilha e da boa disposição. Para o próximo jantar de Natal, porque não experimenta pedir aos seus funcionários para contribuírem com comida, bebidas ou enfeites para a festa?

Muitas vezes as empresas não têm verba suficiente ou tiveram um ano mais difícil, ainda assim é importante manter o otimismo e demonstrar a intenção de celebrar mais um ano.

 

8. Metas e desejos para o próximo ano

Quais as metas e desejos para o ano que vem? Faça os seus colaboradores dizerem-nos em voz alta para todos, ou, em alternativa, escreverem-nos em cápsulas do tempo para serem guardadas e lidas no evento do ano seguinte.

 

9. Noite da camisola feia

Quem tem a camisola mais feia, mais pirosa, mais fora de moda, oculta no guarda-vestidos? Faça os seus colaboradores trazerem-na e organize uma competição do mais malvestido. Para maior diversão, incentive-os a usarem acessórios como bigodes falsos, chapéus e óculos. 

 

10. Exercício de gratidão

Praticar gratidão é um exercício incrivelmente poderoso. O cérebro sente-o como uma recompensa, porque de repente apercebe-se de todas as coisas boas que fazem parte da sua vida, de tudo o que o deixa feliz, lhe dá prazer e motivação para continuar. 

Por isso, aproveite o final do jantar e junte todos os seus colaboradores para falarem sobre o último ano de trabalho e sobre os acontecimentos e oportunidades que o marcaram e pelos quais estão gratos.

 

11. Jogos de team building

Se o objetivo é reafirmar os colaboradores como uma família e promover o trabalho em equipa, jogos e atividades para acirrar um pouco a competição e, ao mesmo tempo, a cooperação, são uma ótima opção. Algumas ideias: quizzes, jogos de mímica, caça ao tesouro, jogo da forca, desenho cego e outros jogos de estratégia.

 

12. Natal solidário

Além de ser uma época dedicada à família e amigos, o Natal é também época de partilha e solidariedade para com os outros. Ações tão simples como ajudar ONG’s, visitar lares de idosos e crianças internadas, distribuir comida a sem-abrigos e pessoas mais carenciadas, ou arrecadar bens e fundos para organizações de animais, fazem um mundo de diferença.

 

13. Cabine fotográfica

Adicionar uma cabine fotográfica no seu evento pode ser o toque que precisava para tornar o momento mais simbólico e oferecer uma recordação futura aos seus colaboradores. Se não quiser gastar dinheiro a alugar uma cabine, pode montar uma zona específica de fotografias, com alguém a manusear a câmara, ou usar um telemóvel configurado para auto-disparar. 

Outra sugestão seria oferecer acessórios (como gorros de pai Natal, orelhas de rena, luzes de Natal, chapéus, barbas e bigodes), ou instalar uma aplicação no telemóvel para aparecerem esses efeitos e adereços nas fotos.

 

14. Workshop de decoração de bolachas

Os jantares de Natal costumam oferecer uma variedade de sobremesas deliciosas. Este ano, em vez de simplesmente dispor os doces numa mesa, porque não ensina aos convidados como se fazem essas sobremesas?

Para organizar esta atividade, pode contratar um pasteleiro que num workshop demonstre como se fazem decoração de bolachas de Natal, ou até como se enfeitam bolos, tortas e cupcakes com essa temática.

 

15. Refeições temáticas

Para uma experiência imersiva e fora da caixa, há várias temáticas à volta das quais pode desenrolar o seu jantar. E se quer ter a tarefa facilitada, sem despender tempo a pensar e a organizar em tudo, pode ainda recorrer a empresas especializadas. São várias as opções que oferecem, ficam algumas ideias:

  • Jantar mistério – Um jantar que decorre enquanto se soluciona o mistério de um crime.
  • Escape room – Neste desafio a refeição só começa depois de superados todos os enigmas e puzzles. Os jogadores têm como missão descobrir um código final para escapar da sala temática.
  • Fábrica de brinquedos – Os participantes transformam-se em ajudantes e constroem, com materiais previamente selecionados, brinquedos personalizados para entregar a crianças e instituições.

 

16. Festa silenciosa

Este ano quer fazer algo um pouco fora do comum? Que tal uma festa silenciosa com o tema músicas de Natal? Para os expectadores de fora, a sala está completamente em silêncio, mas entretanto os participantes dançam ao som das suas músicas favoritas de Natal.

Normalmente nestas atividades são oferecidos aos participantes auriculares ou auscultadores que funcionam via bluetooth e passam músicas selecionadas por um DJ. No entanto, se esta opção não é viável para si ou ultrapassa o seu orçamento, tem a ainda a hipótese de pedir aos seus convidados que disponibilizem o seu próprio equipamento e criar uma playlist ou uma transmissão ao vivo.

 

17. Noite de filmes

Os clássicos de Natal nunca falham. “Sozinho em Casa”, “Música no Coração”, “Assalto no Arranha-Céus”, “Um Conto de Natal”, “Grinch”, opções não faltam. Há inclusive filmes para quem não gosta do Natal que podem ser muito divertidos de assistir. Aposte numa sessão divertida de cinema com pipocas, uma atividade simples e que não deixa de ser boa para socializar. 

 

18. Festa de pijama

Em vez de definir um código de roupas formal, porque não experimentar algo mais divertido e certamente mais confortável? Considere organizar uma festa de pijama. 

Nesta estação surge o desejo de nos aninharmos no sofá com um pijama quentinho e aconchegante. A ideia é que o jantar transmita essa atmosfera, especialmente se a sua empresa tem o hábito de incentivar um ambiente mais informal e casual. 

 

19. Espetáculo de magia

O Natal é magia, por isso aproveite o final do jantar para animar os seus colaboradores com um espetáculo de magia interativo, onde todos possam participar e divertir-se.

 

20. Atividades exteriores

Um passeio por uma cidade turística, ou algo mais simples como atividades outodoor (pode ser uma caça ao tesouro pela cidade, ou a superação de vários desafios e enigmas ao ar livre), é uma alternativa diferente ao típico jantar natalício. 

 

21. Palestra de final de ano

Uma palestra para potenciar atitudes positivas, mostrar que cada pessoa define o seu próprio sucesso e que a empresa é um meio de alcançar os seus sonhos, é uma boa forma de terminar o ano e virar a página para o próximo. 

 

22. Uma surpresa para todos

Já sabe que os seus colaboradores ficam contentes com uma atenção especial, então uma dica é preparar um presente de final de ano para todos. Algumas ideias: vinho, bolo Rei, calendário perpétuo, guarda-chuva, cartão presente (gift card), caneca personalizada, lancheira ou garrafa térmica, postais ou cartões de agradecimento. 

 

23. Presentes para as crianças

Costuma-se dizer que o Natal é para as crianças. Um gesto bonito da sua organização pode ser oferecer presentes aos filhos menores dos seus colaboradores, como peluches, brinquedos e material escolar. Além de mostrar que se importa, vai criar memórias positivas nas famílias dos seus funcionários. 

 

24. Vídeo com imagem de todos os colaboradores

Outra ideia poderá ser a realização e exibição de um vídeo onde apareça toda a equipa. Algo com um título como “As caras por trás da empresa x”, que mostre a rotina e empenho dos seus colaboradores. Esta é também uma forma de gerar reconhecimento e sensibilização.

 

25. Convidar uma comissão organizadora todos os anos

Que tal delegar a tarefa de organizar este evento para uma equipa escolhida no final de cada ano? A ideia é repassar a verba que pode ser utilizada para o evento seguinte e convidar pessoas diferentes para o planearem. 

 

Última dica

Certifique-se de envolver todos os membros da organização nestes eventos. Esta é a ocasião ideal para reforçar laços com profissionais recém-contratados e colaboradores mais introvertidos. O convívio social tem o poder de fazer baixar defesas e ajudar a criar intimidade, através de memórias partilhadas e da descoberta de interesses em comum.

Agora que já pensou em todas as ideias que vai aplicar no próximo jantar de empresa, só falta começar a planear o evento!