Quer ter reservas durante todo o ano? Neste artigo partilhamos 8 estratégias para combater a sazonalidade no turismo e garantir receitas mesmo durante a época baixa.
A sazonalidade tem um grande impacto no Turismo, uma vez que aumenta ou reduz o número de turistas consoante a altura do ano.
É determinada pelo comportamento dos consumidores e depende de fatores alheios ao negócio, como o clima, a estação do ano e a existência de feriados e festividades especiais.
Em Portugal, este efeito observa-se sobretudo no Verão em hotéis e restaurantes do litoral, cuja oferta turística está condicionada pelo bom tempo.
Esta variabilidade no fluxo de turistas tanto pode ser um aliado ao negócio, como pode ser o seu pior inimigo. Durante a época alta garante maior demanda e receitas altas, mas em época baixa representa dificuldades para o retorno de investimento, a contratação de capital humano, a liquidez financeira e a capacidade para reinvestir ou inovar.
Como combater a sazonalidade no turismo?
Se a sua atividade é influenciada pela sazonalidade no turismo, é natural fazer-se as seguintes perguntas: “Como posso reduzir a sazonalidade?”, “Como posso ter turistas todo o ano?” ou “Como posso aumentar as receitas durante a época baixa?”.
Por isso, aqui deixamos 8 sugestões para manter o fluxo constante de clientes e combater a sazonalidade no turismo em todas as estações e épocas:
1. Invista no mercado “slow travel”
O “slow travel” inclui um tipo de turistas que prefere viajar em épocas baixas, para longe das multidões e dos locais turisticamente populares. Estão à procura de experiências com significado e valorizam a conexão com a cultura, gastronomia, história e natureza.
Criar uma oferta para este tipo de grupos – reformados, nómadas digitais, jovens que tiraram um ano sabático – é uma boa forma de gerar demanda fora das épocas altas.
E há muitas atividades que pode dinamizar para os envolver com a comunidade local e a região. Uma ideia é criar roteiros de gastronomia e ensinar receitas tradicionais como forma de combater a sazonalidade no turismo.
2. Atraia turistas locais
Que melhor maneira de combater a sazonalidade no turismo do que captar a população local para o seu negócio?
Trata-se de um nicho que é menos afetado pelas flutuações sazonais. Afinal, estas pessoas coabitam consigo na mesma localidade. Tal como qualquer turista, elas têm os mesmo desejos e necessidades, e buscam por experiências únicas.
Mas para atrair este público-alvo talvez precise pensar em atividades um pouco diferentes das do seu público regular, que garantam a satisfação de um tipo de necessidades habituais. Por exemplo:
- Celebração de aniversários
- Festas académicas
- Atividades team-building
- Atividades para a família
- Passeios ou festas para os pets
3. Defina um público para cada temporada
Diferentes públicos gostam normalmente de diferentes produtos. Porque não aliar esse conhecimento a uma oferta segmentada para cada público em função da época do ano?
Talvez no Verão possa criar pacotes para as famílias que vão de férias. E na época baixa, no Outono e Inverno, quando faz mais frio, investir em públicos corporativos ou em faixas etárias mais velhas.
4. Faça parcerias
Aumente as vendas nas épocas baixas ao beneficiar de parcerias com negócios locais, entidades municipais e supramunicipais, escolas, universidades, empresas e agências turísticas.
Desta forma pode desenvolver atividades complementares ao seu negócio e até promover-se a si, por exemplo, através da oferta de cupons na loja de desporto para o próximo desafio de escalada que vai realizar, ou vice-versa. Pode fazer algo semelhante com produtores de eventos e descontar nas dormidas do seu hotel, por exemplo.
5. Aposte em promoções e ofertas nas épocas baixas
As promoções são uma ótima forma de chamar o público e combater a sazonalidade no turismo, e há muitas formas de tirar proveito delas.
Pode recompensar as compras feitas durante a época alta com a oferta de vouchers grátis para serem usados quando o fluxo de vendas reduz.
Pode oferecer descontos e cupons na chegada da época baixa. (No entanto, ao usar esta estratégia certifique-se de definir um prazo limitado, por exemplo de uma semana, para usar o fator tempo e urgência a seu favor.)
Pode ainda usar a promoção indique um amigo – por cada amigo ou conexão indicada é dada uma recompensa, como uma visita guiada gratuita, a oferta de um jantar ou um desconto.
Basta usar a imaginação a seu favor.
6. Dinamize diferentes atividades para cada estação
Adapte as atividades, os eventos e os passeios em função da estação ou da época festiva.
Ao longo do ano há celebrações, como o Magusto, o Dia das Bruxas, a passagem de ano, o Dia dos Namorados e o Carnaval, que servem de inspiração a eventos divertidos.
E até a apanha e o cultivo de frutas (como a apanha da uva) pode servir como o pretexto ideal para organizar algo diferente.
7. Implemente uma estratégia de comunicação durante todo o ano
Quando não está a atender clientes e atolado de reservas, use o tempo extra para divulgar o seu negócio.
Crie um blogue e comece a partilhar artigos com os benefícios das experiências que oferece e as listas das atividades que as pessoas podem fazer. Partilhe fotos e vídeos nas redes sociais da região e dos locais ligados ao seu negócio para atrair público.
Desta forma, está a gerar tráfego para o seu site e a ganhar visibilidade. Não se esqueça também de atualizar o banco de dados do email durante todo o ano. Coloque um formulário de inscrição no site, em pop-ups, barras laterais e rodapé, assim como nas redes sociais.
8. Tire partido dos eventos regionais
O que quer que esteja a acontecer à sua volta – feiras regionais, festas populares, festivais, celebrações religiosas – conecte-se a estas atividades e canalize a maior procura de turistas na sua localidade para o negócio.
Seja inovador! E, sobretudo, não tenha receio de experimentar soluções diferentes.
Porquê combater a sazonalidade no turismo?
Não só para aumentar receitas e lucros, combater a sazonalidade do turismo é a solução que o setor precisa para garantir a estabilidade das organizações e pequenos negócios. Além disso, é uma estratégia que responde a uma das maiores dificuldades do setor: a crise de escassez de mão de obra.
A Bolsa de Empregabilidade existe há mais de 7 anos para a facilitar o processo de recrutamento das empresas e reduzir as burocracias e gastos de uma contratação. Acreditamos que o futuro da economia e do trabalho vai passar em grande parte pelo setor do turismo e hospitalidade.
Por esse motivo, queremos estar ao seu lado para enfrentar os desafios presentes e colher os benefícios futuros. Saiba como podemos ajudar o seu negócio através das nossas feiras de emprego, formações, eventos de networking e plataforma de recrutamento. Ligue-se a nós!