Apresentamos 5 estratégias para atrair profissionais do turismo, reter talento e contornar a crise de recursos humanos no setor.
Não há como negar a crise que o setor do Turismo enfrenta em escassez de mão de obra. Representa um travão no desenvolvimento do setor e põe nas mãos dos representantes de recursos humanos um desafio a longo prazo. Um estudo do World Travel & Tourism Council (WTTC), do Reino Unido, prevê a necessidade de 85 mil trabalhadores até ao final do ano, o que equivale a uma em cada seis vagas por preencher.
O desafio estende-se ao resto da Europa e a outras partes do mundo. Numa altura em que o Turismo cresce a olhos vistos, ultrapassando valores pré-pandémicos, é difícil fazer face à demanda e investir na qualidade e diversidade dos serviços. As ofertas de trabalho já aumentaram, mas, em contrapartida, houve uma contração nos índices de procura.
Com muitos a acharem o ramo pouco atrativo para trabalhar e uma parte significativa tendo emigrado para outros setores, torna-se essencial adotar soluções que ajudem os Recursos Humanos a atrair novos candidatos e a reconquistar os profissionais do setor.
Nesse sentido, abordamos algumas estratégias para atrair profissionais do turismo.
5 soluções para atrair profissionais do turismo
1. Possibilidade de construção de carreira
Ir além das ofertas de emprego sazonais, permitindo a combinações de empregos estivais e de inverno, que durem todo o ano, é uma mais-valia para o colaborador. Além de enriquecerem a experiência e os conhecimentos dos profissionais, assentam em dois princípios muito valorizados: a estabilidade e a progressão de carreira.
Nesta linha de pensamento, criar planos de carreira estruturados, com metas atingíveis, avaliações periódicas e prémios de carreira é outro passo que as organizações devem dar se pretendem solidificar uma visão de longo prazo para os seus colaboradores e atrair profissionais do turismo.
2. Criar uma oferta de emprego atrativa
As ofertas de trabalho são o primeiro contacto entre trabalhadores e empresas, e fazem a diferença na captação de candidatos qualificados para a posição a contratar. Apostar num bom anúncio de emprego – jovial, simples e relevante – vai atrair a atenção certa, inclusive de trabalhadores que não estão em procura ativa de emprego.
Anúncios que, para além das funções a desempenhar, identificam os projetos e a cultura da empresa, bem como indicam o intervalo salarial e abordam com transparência as condições laborais, são a porta de entrada para atrair profissionais do turismo.
Oferecer melhores condições salariais e horárias, procurar conhecer as necessidades dos candidatos e falar a sua linguagem, é fundamental para cativar e atrair profissionais do turismo, assim como para motivar as suas equipas a longo-prazo.
3. Apostar em formação inicial e equipas multidisciplinares
A falta de mão de obra qualificada tem obrigado à canalização de profissionais sem experiência, e isso implica formação inicial. Mas contratar novos talentos não tem de ser visto como um investimento pouco lucrativo. Afinal, os profissionais sem experiência são mais adaptáveis à organização e apresentam um grande potencial de aprendizagem. Além disso, a formação inicial numa empresa representa um maior compromisso entre colaborador e empregador.
Capacitar profissionais polivalentes, capazes de desempenhar diferentes funções, é mais uma estratégia eficaz para atrair profissionais do turismo. Permite-lhes não só solucionar a sazonalidade do setor, como mobilizar recursos internos em caso de escassez.
4. Repescar profissionais da organização
O paradigma atual convida-nos a repensar velhas práticas e a considerar novas abordagens. Repescar velhos contactos e reincorporar na organização profissionais que outrora fizeram parte do quadro poderá ser uma solução para enfrentar a crise a nível de recrutamento. Tem ainda como vantagens o reencontro entre antigos companheiros e a poupança de tempo, com a contratação de recursos humanos já familiarizado com a cultura e as práticas da empresa.
5. Mudar a imagem do setor através de um discurso sedutor
Os profissionais mostram-se pouco recetivos a criar carreira no Turismo. Para esta imagem contribui a instabilidade contratual, o excesso de carga horária, as folgas rotativas e nem sempre atribuídas (em consequência do excesso de trabalho e da ausência de mão de obra), e não raras vezes, a existência de chefias pouco compreensivas em relação às necessidades dos trabalhadores.
Urge-se mudar esta imagem. Como? A solução passa por conquistar os candidatos, vendo-os na perspetiva de clientes e utilizando um discurso atrativo que apele à razão e ao coração. Para isso, é preciso aplicar mais marketing aos Recursos Humanos e impulsionar o Employer Branding.
Apostar num discurso criativo, mas eficaz, que fale das condições salariais e laborais, da experiência profissional e da vida que o setor oferece, sobretudo das oportunidades de progressão, é o desafio que se coloca para atrair profissionais do turismo.
Com isto vale sempre lembrar o que os candidatos buscam: um salário emocional motivador, oportunidades de formação e progressão, e um horário que lhes permita conciliar a vida profissional com a vida pessoal.
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