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Recrutamento e seleção: Como procurar candidatos online?

Descubra como reduzir custos, tempo e burocracias no seu processo de recrutamento e seleção com a Plataforma da Bolsa de Empregabilidade! Conheça 5 dicas para procurar talento online.

O recrutamento online deixou de ser uma possibilidade para passar a ser a primeira opção de muitas empresas. Em relação aos métodos tradicionais, garante maior comodidade e rapidez no processo de recrutamento e seleção.

Sabia que 80% das vagas de emprego são pesquisadas online, de acordo com um estudo de 2022, da Zippia? 

Candidatos e empresas são unânimes quanto a aproveitar a Internet e todas as novas tecnologias para acelerar e otimizar o processo de recrutamento e seleção.

E o seu negócio? Será que está a ponderar recrutar à distância? Saiba o que tem a ganhar com o recrutamento online e como pode aplicá-lo de forma fácil.


Porquê recrutar talentos online?

No processo de recrutamento e seleção online todas as etapas decorrem à distância: o anúncio da vaga, o contacto com o candidato, os testes e as primeiras entrevistas.

Um dos maiores benefícios do recrutamento online é o maior alcance de candidatos. Sem a restrição das barreiras geográficas é possível aceder a candidatos com uma ampla variedade de experiência, formações e perspetivas.

Já para não falar que um processo de recrutamento e seleção à distância consegue economizar tempo e custos nos seguintes aspetos:

  • Anúncio e divulgação de vagas;
  • Procura dos melhores candidatos através de filtros de pesquisa;
  • Triagem automática de currículos e perfis;
  • Atualização constante da base de dados, com maior facilidade e segurança no acesso;
  • Comunicação direta com os candidatos por chat ou outro meio digital;
  • Oportunidade de entrevistar maior número de candidatos sem desperdiçar recursos.

5 dicas para otimizar o processo de recrutamento e seleção online

Mas, afinal, como funciona o recrutamento online e como pode implementá-lo de modo a maximizar todos os benefícios anteriormente falados?

Tudo começa com o acesso a plataformas de recrutamento e seleção digitais, como a Bolsa de Empregabilidade, para automatizar e centralizar o processo seletivo e ter acesso a uma base de candidatos alargada e filtrada.

Conheça 5 estratégias para colocar em prática o recrutamento online no seu negócio e atrair os melhores talentos!


1. Crie descrições de vagas claras e atraentes

Identifique o perfil de candidato ideal para a vaga e elabore um anúncio que inclua os requisitos, habilidades, experiência e responsabilidades necessárias para o cargo. Utilize uma linguagem envolvente, clara e concisa, e não se esqueça de descrever os benefícios da posição, para despertar a atenção dos candidatos.


2. Escolha plataformas especializadas

Decida quais as plataformas de recrutamento e seleção são mais eficazes para alcançar os candidatos desejados. Tenha em conta a sua área de atividade e avalie recursos, tais como acesso e filtragem da base de dados, personalização de perfil e contacto com candidatos.


3. Automatize a triagem de candidatos

À medida que os currículos e candidaturas são recebidas, recorra a softwares de recrutamento e seleção para automatizar a triagem inicial de candidatos, através da análise programada de currículos e palavras-chave específicas. 

 

4. Realize entrevistas por vídeo

Avalie um maior número de candidatos através de entrevistas por videoconferência. Além de facilitarem a compatibilização de horários, permitem avaliar habilidades de comunicação, motivação e adequação ao cargo. 

 

5. Ofereça uma experiência positiva aos candidatos

Não se esqueça também de manter os candidatos envolvidos durante todo o processo. Comunique com eles de forma clara e frequente, forneça feedback e atualizações, e construa uma relação de confiança, apostando no seu employer branding

 

Como tirar partido da Bolsa de Empregabilidade? 5 passos essenciais

Quer acelerar o seu processo de recrutamento e seleção e garantir que está a tirar máximo partido das ferramentas ao seu dispor para chegar aos candidatos?

Saiba como potencializar o uso da Plataforma da Bolsa de Empregabilidade para formar uma equipa de sonho!

 

1. Personalize o perfil da sua empresa

Ao incluir todas as informações da sua empresa (nome, logótipo, descrição da empresa, valores e missão) está a dar-se a conhecer aos candidatos.

Pode ainda adicionar imagens ou vídeos no seu perfil para mostrar a cultura e o ambiente da sua empresa. Vá mantendo todas essas informações e conteúdos sempre atualizados.

Para editar o seu perfil, aceda ao painel pessoal da empresa e vá até “Gestão de Empresas”. O primeiro passo é “Adicionar Empresa”, assim deverá preencher os campos necessários e personalizar da forma mais adequada.

2. Complete todos os campos do anúncio da vaga

Não deixe que os candidatos fiquem com dúvidas quanto às necessidades, requisitos, informações laborais e responsabilidades da vaga.

Explicite o tempo de experiência requerido, as habilitações mínimas, o modelo de trabalho, a descrição com os objetivos, funções e benefícios do cargo, e outros pormenores que os candidatos possam querer saber.

Para publicar uma vaga, aceda ao painel pessoal da empresa e vá até “Publicar Anúncio”. Preencha os campos obrigatórios e os opcionais que pretende, depois clique em “Seguinte”, reveja e publique o anúncio. Pode publicar o número de anúncios pretendidos.

 

3. Avalie as suas candidaturas

Use as ferramentas da plataforma para organizar e avaliar as candidaturas de forma eficiente.

Na Plataforma da Bolsa de Empregabilidade, pode aceder a históricos de candidatos das suas vagas, visualizar o currículo e avaliar cada um.

Pode gerir as candidaturas no painel da empresa ao lado esquerdo, através da opção “Gerir Candidaturas”, onde tem acesso ao perfil dos candidatos. 

No botão “Editar”, também há a opção de atualizar o estado da candidatura. Além disso, é possível adicionar notas referente ao candidato, através do botão “Notas” e fazer uma avaliação de 1 a 5 sobre cada um.

 

4. Saiba como pesquisar os candidatos

Tem em vista um certo perfil de candidato? Pode usar os filtros avançados da plataforma e realizar uma pesquisa avançada de acordo com habilidades, experiência, localização e outros critérios.

Aceda ao painel pessoal da empresa e vá até “Pesquisar Candidatos”. Na nova página, pode fazer uma pesquisa por cargo, área profissional ou fazer uma pesquisa avançada. 

Além disso, também pode ver a lista completa dos candidatos inscritos na plataforma até ao momento.

 

5. Interaja com os candidatos

Mantenha os candidatos atualizados sobre o processo de recrutamento e seleção, através do envio de mensagens. Utilize este meio para os informar se passaram à fase seguinte ou se decidiu não prosseguir com a sua candidatura.

Procure personalizar as suas mensagens e usar uma linguagem positiva. Pode ainda pedir feedback sobre o processo de recrutamento para melhorá-lo.

Ao acessar o perfil de um candidato, consegue enviar mensagem através do botão “Enviar Mensagem”. Aceda ao painel pessoal da empresa e clique em “Mensagens”. Aqui, é onde vai poder aceder ao seu histórico de mensagens com cada candidato.

 

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