Candidatos com experiência profissional têm mais hipóteses de serem contratados. Muitas vezes, esse aspeto chega a ter mais peso do que as qualificações académicas. Isto porque significa uma menor necessidade de formação e melhor produtividade.
Um estudo da Glassdoor revela que 65% dos recrutadores consideram a experiência como o fator mais importante na decisão de contratação.
Por isso, se está prestes a ingressar no mercado de trabalho, é importante pensar nas opções disponíveis e começar a preparar terreno.
Encontrar o primeiro estágio é talvez a melhor estratégia para ganhar experiência e iniciar a sua carreira profissional.
Porque o primeiro estágio influencia o sucesso profissional?
O primeiro estágio é também frequentemente o primeiro contacto com o mundo do trabalho. É a forma mais fácil e rápida dos jovens obterem experiência e enriquecerem o currículo, já que estas vagas são especificamente criadas para capacitar os profissionais.
A realização do primeiro estágio também permite aos estudantes ou recém-formados adquirirem competências práticas e aplicar conhecimentos teóricos antes de iniciarem o seu percurso.
Assim, podem explorar qual a área profissional em que mais gostam de trabalhar e optar entre as várias saídas do curso.
Outro benefício, não tão evidente, é a expansão da rede de contactos. O primeiro estágio ajuda a travar conhecimento com outros profissionais que, mais tarde, podem indicar vagas exclusivas e dar um empurrão no processo de seleção.
Quando se deve começar a procurar estágio?
Procurar o primeiro estágio pode ser uma tarefa desafiante. Mesmo havendo imensas vagas disponíveis, é preciso ter em conta o timing certo para antecipar as oportunidades.
A melhor altura para começar a procurar o primeiro estágio é enquanto estudante ou logo após a conclusão do curso. No entanto, a melhor data também depende do tipo de estágio.
Estágio de verão – O ideal é iniciar a procura entre os meses de novembro e dezembro do ano anterior, porque as empresas abrem geralmente as candidaturas para estes estágios no final do ano.
Estágio curricular – Deve procurar estágio curricular no segundo semestre do ano letivo, para garantir tempo suficiente para se preparar, pesquisar empresas e candidatar-se.
Estágio Erasmus+ – Uma vez que as vagas para estes estágios abrem no segundo semestre, o planeamento deve começar a ser feito no primeiro semestre.
Estágio profissional – Recomenda-se que comece a procurar 6 a 12 meses antes da data desejada para o início do estágio. Isto porque costumar ser um processo mais demorado, obedecendo a regulamentações do IEFP (Instituto de Emprego e formação Profissional)
5 dicas para conseguir o seu primeiro estágio
Um dilema de muitos estudantes é saber como conseguir a primeira oportunidade profissional. Como devem começar esta busca?
Siga estes passos para encontrar o seu primeiro estágio e garantir um futuro profissional promissor!
1. Prepare o currículo com antecedência
Antes de mais, é preciso preparar o currículo para submeter as candidaturas. Mas como montar um CV sem experiência? Reflita sobre atividades, projetos académicos, aptidões, voluntariado e hobbies que ajudem a destacar o seu perfil.
Não se preocupe com a falta de experiência. As empresas estão habituadas a receber currículos de quem quer estagiar. Na verdade, até abrem as portas a estas oportunidades, porque consideram um investimento na retenção de talento jovem e motivado.
Fica aqui outra dica: não se esqueça também de escrever a carta de apresentação e preparar-se para uma entrevista de emprego!
2. Pesquise as empresas que lhe interessam
Tem em mente alguma empresa para o seu primeiro estágio? Qual o tipo de estágio que gostaria de realizar: de versão, curricular, profissional ou internacional? Comece por pesquisar algumas das empresas que se destaquem na sua área.
Visite o site das empresa, leia sobre a história da empresa, a sua missão, os seus valores e cultura, e siga as suas publicações e notícias. Pesquise se há uma página de carreiras com oportunidades de estágios e procure saber como funcionam as candidaturas.
Lembre-se que quanto mais souber sobre a empresa e os seus programas de estágios, melhor preparado está para se candidatar e se destacar em relação aos outros candidatos.
3. Participe em eventos de carreira e networking
Por vezes é de quem menos se espera que surge uma oportunidade. Trabalhe e alimente a sua rede de contactos desde cedo. Não espera pelo final do curso para pedir ajuda. Lembre-se que para colher benefícios das suas relações, é preciso nutri-las.
Ao mesmo tempo, não se feche numa bolha e procure interagir com os seus colegas, professores, familiares, vizinhos e conhecidos.
As feiras de emprego, palestras, conferências, cursos extracurriculares e outros eventos são também ótimos espaços para conhecer novas pessoas e encontrar oportunidades inesperadas. Fique atento ao calendário das feiras de emprego na sua área!
4. Procure o gabinete de carreiras
Já pensou recorrer ao gabinete de carreiras da sua escola? A maioria das instituições de ensino oferece este serviço aos estudantes para os orientar na procura por emprego e desenvolvimento profissional.
Além de disponibilizarem contactos privilegiados com empresas e indicações de estágios, prestam apoio nas candidaturas, através da revisão dos currículos e cartas de apresentação, e da simulação de entrevistas de estágios.
Alguns gabinetes de carreira têm inclusive contactos com empresas estrangeiras ou conhecem programas que aceitam jovens à procura de uma experiência internacional.
5. Contacte diretamente as empresas
Agora que já sabe qual é a empresa onde gostaria de realizar o seu primeiro estágio, está na altura de entrar em contacto. Aproveita a visita ao site da empresa para obter o contacto do dos recursos humanos e o nome do responsável pela candidaturas.
Pode enviar uma candidatura espontânea, anexando o CV e explicando o seu interesse e qualificações. Em alternativa, pode ligar diretamente para o departamento de recursos humanos para questionar se disponibilizam estágios e como se pode candidatar.
É importante que pesquisa sobre a empresa antes de entrar em contacto. Conecte-se com suas redes sociais e envie mensagens privadas para pessoas que trabalharam na empresa para conseguir mais informações. Não tenha receio e seja persistente!
Sites para encontrar estágio
A maioria dos sites de emprego divulga também vagas de estágio. Basta filtrar a pesquisa pelo tipo de oportunidade que procura e submeter a candidatura diretamente no site ou através dos contactos fornecidos.
Aqui estão alguns dos sites que pode consultar para encontrar o seu primeiro estágio em Portugal ou no estrangeiro:
- Bolsa de Empregabilidade
- Estagiar.pt
- NetEmpregos
- Indeed
- Sapo Emprego
- IEFP
Qual o próximo passo?
A área do turismo e hospitalidade é a sua grande paixão? Está à procura de uma oportunidade a bordo de uma empresa de prestígio com ótimas condições e formação para profissionais sem experiência?
Participe nas feiras de emprego da Bolsa de Empregabilidade e encontre num único espaço todas as empresas onde gostaria de trabalhar.
Esta é uma oportunidade para falar diretamente com os recrutadores, que estão disponíveis para responder a todas as suas perguntas e aceitarem o seu currículo.