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Sustainable tourism: 7 strategies for business and destinations

How to take advantage of sustainable tourism to reinforce your business’ image and revenue? Find out what public support is available and what strategies are needed to obtain it. Ensure sustainable and lasting success!

A sustentabilidade não é apenas uma moda, veio mesmo para ficar. E pode-se tornar numa das principais aliadas do turismo, ao priorizar viajantes mais conscientes e informados.

Um estudo recente, da TravelBI, destacou que 90% dos turistas procuram por opções sustentáveis quando viajam. Contudo, a oposição ao turismo massificado e aposta no turismo sustentável não constitui uma vantagem competitiva apenas para os negócios. 

Permite ainda a preservação do património natural e cultural, a criação de emprego e o estímulo da economia nas comunidades locais.

O turismo sustentável é uma oportunidade para os negócios corresponderem às elevadas expectativas dos turistas e aumentarem a sua competitividade.

O que é o turismo sustentável?

Sabia que o turismo é responsável por cerca de 8% do total das emissões de carbono no mundo, segundo um estudo da Nature Climate Change?

O turismo sustentável é um tipo de turismo que procura minimizar o impacto negativo sobre o meio ambiente, a cultura e as comunidades locais. Tem como objetivo preservar os recursos e destinos atuais para garantir o funcionamento do setor a longo prazo.

Para isso, concilia os interesses e a colaboração dos turistas, das comunidades anfitriãs e da agenda mundial, criando benefícios para todos.

Porque o turismo sustentável é importante para os negócios?

Cumprir as boas práticas definidas pelo ESG (Environmental, Social and Governance) é importante para uma entidade ser aprovada como sustentável, socialmente consciente e corretamente governada.

Mas os benefícios vão além do simples reconhecimento. Existem os benefícios financeiros, sociais e promocionais do turismo sustentável, tais como:

A redução de custos com o investimento em métodos de gestão e produção que evitam desperdícios e são mais eficientes;

  •  O aumento da retenção de colaboradores, porque mais do que o salário, hoje em dia também importa acreditar no propósito e valores da empresa em que se trabalha;
  • A melhoria da reputação entre consumidores e stakeholders, que estão dispostos a apoiar o turismo sustentável e criar um impacto positivo;
  • A atração e fidelização dos clientes que procuram experiências sustentáveis e identificam-se com a oferta gerada pela empresas;
  • E a obtenção de apoio financeiro, como a criação de linhas de crédito especiais para os negócios com boa classificação ambiental, social e de gestão.

Quais os apoios financeiros disponíveis?

Atualmente estão disponíveis 3.540 milhões de euros em fundos públicos até 2030 para as empresas investirem no turismo sustentável. Alguns dos apoios públicos a que se pode candidatar incluem:

PPR (Plano de Recuperação e Resiliência): Este apoio é financiado por fundos europeus e dispõe de cerca de 8,4 mil M€ para incentivar as empresas na transição para uma atividade mais digital e amiga do ambiente.

Programa Transformar Turismo: O Turismo de Portugal conta com duas linhas de apoio “Territórios Inteligentes” e “Regenerar Territórios”, com uma dotação de 4 M€ e 16 M€, respetivamente. Pretende apoiar o investimento público e privado na qualificação de Portugal enquanto destino turístico sustentável, responsável e inteligente. 

Portugal 2030: Resulta de um acordo de parceria que disponibiliza 2.840 M€ em apoios que podem ser utilizados por empresas no turismo. Os apoios assumem a forma de subvenção ou da combinação de subsídios não reembolsáveis com apoios de instrumentos financeiros.

7 estratégias de turismo sustentável para o seu negócio

Siga estes passos para abraçar o turismo sustentável, criar novas oportunidades e garantir o crescimento sustentável do seu negócio! Investir na sustentabilidade é investir no futuro.

1. Reduza o consumo de água, energia e plástico

Há várias pequenas ações que pode implementar para reduzir a sua pegada de carbono:

– Não desperdice água: Instale torneiras e chuveiros de baixo fluxo, use toalhas reutilizáveis, repare fugas de água sem demora, otimize o sistema de rega, invista em sistemas de captação de água da chuva e explore opções de tratamento de águas.

– Poupe energia: Substitua os seus equipamentos por lâmpadas LED e eletrodomésticos mais eficientes, utilize sensores de movimento e temporizadores, explore opções de energia renovável como painéis solares ou energia eólica, e realize auditorias energéticas para identificar oportunidades de poupança.

– Evite o desperdício de plástico: Elimine produtos descartáveis de plástico, como garrafas, cotonetes e embalagens, ofereça alternativas reutilizáveis, opte por comprar a granel, incentive o uso de canecas e garrafas reutilizáveis pelos hóspedes, promova campanhas de consciencialização sobre a poluição por plástico.

2. Faça menos lixo, mais reciclagem

O objetivo não é apenas contribuir para que haja menos lixo, mas também caminhar para uma economia circular, sob o princípio da “Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem” dos produtos, materiais e recursos. 

– Reduza a quantidade de lixo: Evite comprar quantidades maiores se depois acabam por ir para o lixo; opte por fornecedores locais para restringir o uso de transportes para entregas; faça a compostagem de restos de comida; utilize produtos de limpeza biodegradáveis; crie menus sazonais.

– Faça reciclagem: Obedeça às regras de separação de resíduos por cores/sinalética, disponibilize contentores para diferentes tipos de materiais, incentive a reciclagem por parte dos hóspedes, utilize materiais reciclados na decoração e nos produtos do seu negócio.

3. Aposte em energias renováveis e mobilidade elétrica

Para uma maior eficiência e redução de emissões, pode colocar em prática algumas recomendações de turismo sustentável:

– Energias Renováveis: Invista em painéis solares, turbinas eólicas ou outras fontes de energia renovável para reduzir a sua dependência de combustíveis fósseis, incentive o uso de energia renovável entre os seus parceiros na comunidade local.

– Mobilidade Elétrica: Utilize veículos amigos do ambiente, ofereça aos seus hóspedes opções de transporte elétrico, como bicicletas ou trotinetes; instale pontos de recarga para veículos elétricos; faça parcerias com empresas de aluguer de veículos elétricos.

4. Apoie a comunidade local

É igualmente importante manter um papel ativo de responsabilidade social. Nesse sentido, deve contribuir para o bem-estar da comunidade local, tanto mais que é reconhecida a importância dessas comunidades para o sucesso dos negócios turísticos.

Algumas boas práticas de turismo sustentável passam por priorizar a compra de produtos e serviços de fornecedores locais, incentivar os hóspedes a comparem produtos regionais, promover a cultura e as tradições locais ou apoiar eventos e festivais locais.

5. Crie empregos mais sustentáveis

Um modelo de negócio mais sustentável envolve a satisfação dos trabalhadores. Para tal, pode começar por apostar na requalificação de trabalhadores desempregados, na oferta de contratos fixos ao longo de todo o ano, e na garantia de melhores condições de trabalho.

Muitos dos fundos europeus para o turismo destinam-se a fomentar a criação de emprego, formação profissional e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Lembre-se que as pessoas são o motor efetivo da mudança para o turismo sustentável. 

6. Garanta maior acessibilidade

O desenvolvimento do turismo sustentável foca-se na gestão do turismo de modo a garantir benefícios económicos, sociais e ambientais a longo prazo para todos. Por esse motivo, é tão importante tornar os destinos turísticos acessíveis.

Trata-se simultaneamente de um ato de responsabilidade social e de uma oportunidade de negócio, ao permitir diversificar o universo de visitantes e, assim, aumentar as receitas e a competitividade do destino turístico.

Para oferecer maior acessibilidade não só a pessoas com deficiência, mas a grávidas, famílias com crianças e pessoas seniores, pode:

  • Eliminar barreiras físicas, como degraus, ou portas estreitas;
  • Disponibilizar materiais informativso em diferentes formatos, Braille, áudio, vídeo e texto; 
  • Formar os seus colaboradores para atender às necessidades de pessoas com deficiência;
  • Criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor.

7. Avance em direção à digitalização

Por fim, não se esqueça de optar por recursos digitais para guardar informações, comunicar com o seu público-alvo e clientes, e processar reservas ou pagamentos. Desta forma, evita que os seus documentos se percam e que tenha gastos desnecessários de papel.

Pode implementar estratégias como utilizar um sistema de reservas online, permitir o check-in e check-out online, divulgar informações sobre os seus serviços, a região e atividades disponíveis no seu site, e utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.

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